Busca avançada
Ano de início
Entree

Rafael Lemos Miguez Couñago

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Rafael é coordenador científico do laboratório do Structural Genomics Consortium da UNICAMP (SGC-UNICAMP). O SGC é uma fundação sem fins lucrativos e uma iniciativa público-privada da qual participam agências governamentais de fomento e algumas das maiores indústrias farmacêuticas do mundo. Treinado em bioquímica e cristalografia de proteínas, Rafael obteve seu PhD na Rice University (TX-USA) em 2005 e trabalhou como pós-doutor nos EUA, Nova Zelândia e Austrália antes de ingressar no SGC-UNICAMP em 2015. Os principais interesses científicos de Rafael são: 1) identificar e validar potenciais alvos terapêuticos para doenças humanas; e 2) utilizar ferramentas da química biológica para elucidar a função de proteínas. O SGC-UNICAMP possui um time de pesquisadores multidisciplinar e está totalmente equipado para ir da clonagem de um gene-candidato ao desenho e síntese de pequenas moléculas altamente potentes e específicas contra a proteína-alvo - chamadas de sondas químicas. Empregamos essas sondas químicas para validar possíveis alvos terapêuticos e expandir a fronteira do saber em biologia. Nosso laboratório desenvolve sondas químicas contra quinases humanas ligadas à oncologia e outras condições humanas; e contra potenciais alvos terapêuticos para o tratamento de Doenças Infecciosas Negligenciadas e Emergentes. O SGC-UNICAMP faz parte do OpenMedChem, um INCT financiado pelo CNPq e pela FAPESP, que permite que a comunidade acadêmica brasileira tenha acesso à nossa infra-estrutura laboratorial e ao talento de nossos pesquisadores para desenvolver seus próprios projetos. Desde 2017, o SGC-UNICAMP também é uma unidade da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), fornecendo ao setor farmacêutico nacional acesso a ferramentas de ponta e expertise nas áreas de descoberta de medicamentos baseados em estrutura e de química medicinal. Rafael acredita no poder da ciência aberta em acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. Assim, todos os resultados do SGC-UNICAMP são disponibilizados ao público sem demoras e nós não protegemos com barreiras patentárias nenhuma de nossas descobertas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Método pode agilizar a descoberta de novos antibióticos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: