Busca avançada
Ano de início
Entree

Cesar Augusto Baio Santos

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Associado do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP. Possui Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pesquisas nas áreas de cinema, vídeo, mídias digitais e artes visuais, contempladas com bolsas CAPES e CNPq, além de um estágio de pesquisa no Vilém Flusser Archive, na Universität der Künste Berlin (UDK). Entre 2017 e 2018, desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado como artista-pesquisador visitante no i-DAT - Institute of Digital Art Technology, na Plymouth University - UK, com bolsa CAPES. Foi professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará UFC (2013-2018), cofundador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC (2013), e coordenador desse programa (2016-2018). Em 2018, ingressou no Instituto de Artes da UNICAMP, onde atua como professor associado na área de Arte e Tecnologia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É líder do actLAB Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Arte, Ciência e Tecnologias Desviantes, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Colabora com os grupos de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento(UFRJ) e o BrisaLAB - Biorizoma de Intervenção e Sensibilidades Artísticas (UFF). Atua como membro do corpo editorial e consultor ad hoc de revistas acadêmicas, eventos científicos e agências de fomento (e-Compós, revista Intexto, revista ECO-Pós, Compós, Socine, ANPAP, ARTECH, Fapesp). Participa regularmente dos principais eventos de sua área de atuação, tais como Socine, Compós, ISEA - International Symposium on Electronic Art, #.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, e ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Sua pesquisa está voltada aos aspectos estéticos, éticos e políticos das relações entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Sua tese de doutorado discute obras artísticas experimentais baseadas em algortimos computacionais, apontando para uma teoria pós-virtual da imagem, resultando no livro "Máquinas de Imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade". Em seu trabalho artístico, interessa-se pela investigação da lógica de funcionamento dos sistemas de poder e controle tecnológico, através de procedimentos de intervenção em sistemas autônomos de vigilância e controle social. Através do coletivo Cesar Lois, tem atuado na criação de obras que integram microrganismos vivos, redes digitais e inteligência artificial. Seu trabalho artístico tem sido apresentado em instalações, intervenções urbanas, fotografias e vídeos exibidos em centros culturais, galerias e festivais, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence (2018); CoMciência: Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia (2019); 13th Mercosul Biennial (2021); Getty Research Institute e Beall Center for Art + Technology Residency (2023). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.