Busca avançada
Ano de início
Entree

Goran Nesic

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Embrapa Informática Agropecuária  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Iugoslávia

é o líder do Grupo de Pesquisa em Biologia Computacional da EMBRAPA , Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura (CNPTIA), Campinas, São Paulo, Brasil. Após ter obtido seu Ph.D. (1989) em biofísica molecular na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (no laboratório de Don DeVault), Neshich conduziu sua pesquisa no pós-doutorado com Barry Honig na Universidade de Columbia em Nova Iorque(1997/98). Neshich é o autor principal do suite de programas STING (cuja versão atual é BlueStarSTING) e do STING_DB. Neshich estabeleceu a rede de espelhos do STING em 4 continentes e obtive aproximadamente 17 milhões de acessos ao produto desde 1998. Publicou 56 artigos em periódicos especializados e 125 trabalhos em anais de eventos. Neshich é o autor dos 4 pedidos das patentes já protocolados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Conceitualizou 51 pacotes de software e foi autor de primeiro Banco de Dados da América Latina que entrou no compendiário de "Nucleic Acid Research - Database Issue": o STING_DB. Proferiu mais que 100 palestras em congressos e instituições de pesquisa nos 16 países dos 5 continentes. Co-orientou 6 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado, além de ter orientado 6 trabalhos de iniciação científica e 3 pós-doutorandos na área de Biologia Computacional. No inicio do ano 2017 Neshich esta orientando duas teses de PhD. Entre 1990 e 2017 Neshich coordenou e ajudou coordenar 24 projetos de pesquisa com aporte financeiro de aproximadamente R$5.4 milhões e ainda co-participou em outros 3 projetos. Tem colaborado ativamente com mais que 20 laboratórios nacionais de 9 estados Brasileiros. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Computacional Estrutural Molecular e Bioinformática Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre Relação entre a Estrutura e Função das Macromoléculas, varredura de alto desempenho (virtual high throughput screening), planejamento racional de fármacos (rational drug design). Neshich presidiu uma sessão na reunião realizada em novembro 2004, onde a Associação Brasileira para a Biologia Computacional e Bioinformática (AB3C) foi inaugurada. Foi membro da diretoria da Sociedade Internacional para a Biologia Computacional (ISCB) de 2003-2005 e foi o Presidente do Congresso Internacional de Biologia Computacional - ISMB 2006 em Fortaleza, Brasil. Neshich serviu como membro de "Executive Board of EMBNet" entre 2012 e 2015. Organizou o curso "São Paulo Shool of Advanced Science - Advanced Topics in Computational Biology: Agrochemical and Drug Design" em 2012. Atualmente, Goran Neshich lidera o Grupo de Pesquisa de Biologia Computacional da Embrapa. Informações adicionais e mais completas disponíveis em http://www.cbi.cnptia.embrapa.br/~neshich/ (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: