Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernanda de Pace

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas (FCM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Biologia Molecular / Genética de Microrganismos pela Universidade Estadual de Campinas e University of Texas (Southwestern Medical Center). Colaboração com a University of Cape Town (South Africa). Pós-doutorados na Universidade Estadual de Campinas e Harvard Medical School. Áreas de interesse: microbiota intestinal, engenharia de tecidos, patógenos intestinais, metabólitos bacterianos e probióticos. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, Biologia Celular e Imunologia. Atualmente é pesquisadora no Boston Children's Hospital / Harvard Medical School e trabalha com engenharia de tecidos (organoides e enteroides), relação microbiota - hospedeiro e a interação de metabólitos bacterianos e sistema imune. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Microbiota Intestinal - 1º bloco


O programa mostra pesquisadores que estudam a relação entre as bactérias que habitam os intestinos (a microbiota intestinal) e a saúde das pessoas. A literatura científica sobre pré-bióticos e probióticos aumentou sensivelmente nos últimos 10 anos. E quanto mais os estudos avançam, parece confirmar-se a tese de que a microbiota intestinal pode estar relacionada com muitas doenças humanas. O programa SP Pesquisa visitou dois laboratórios que se dedicam à microbiota: um da Unicamp, que quer entender a relação da microbiota com a obesidade e o diabetes; outro da Unifesp, que fez um levantamento entre a microbiota de crianças de classes sociais diferentes. Os estudos também procuram entender a relação entre a alimentação e a microbiota e ainda, se a injeção de novas bactérias pode combater doenças causadas por outras.

Patente(s) depositada(s)

LINHAGENS DE ESCHERICHIA COLI, ATENUADAS PARA SEPTICEMIA EM AVES, VACINAS PRODUZIDAS COM ESSAS LINHAGENSM, METODO DE PRODUÇÃO DE VACINAS E SEUS USOS PI1105176-0 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Wanderley Dias da Silveira ; Marcelo Lancellotti ; Fernanda de Pace ; Eliana Guedes Stehling ; Marcelo Palma Sircili ; Jacqueline Boldrin de Paiva ; Gerson Nakazato - 22 de novembro de 2011

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.