Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvana Maria Affonso de Lara

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1994) , especialização em Consultoria em Internet pela Faculdades Associadas de São Paulo (2001) , mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Usabilidade e Acessibilidade.Tem experiência de atuação no mercado de trabalho por mais de nove anos, tendo trabalhado como Analista de Sistemas nas empresas: Itautec S.A. ? Grupo Itautec, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou como coordenadora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no Campus São Carlos (2013 a 2017). Foi coordenadora do projeto de pesquisa Painel Educativo: Plataforma de interação professor/aluno em tempo real, financiado pelo CNPq (2015 a 2017), o qual teve por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para comunicação e interação de audiência com seu respectivo(s) instrutor(es), de modo a possibilitar a adequação da dinâmica de apresentação de conteúdo em um evento educacional em função do feedback em tempo real. Assim, foram desenvolvidos mecanismos estruturados para que os instrutores pudessem receber feedbacks a respeito da real absorção do conteúdo ensinado aos seus ouvintes, permitindo a mudança ou adequação da apresentação, possibilitando um melhor detalhamento dos pontos que não foram bem compreendidos por seu público, agora conhecidos por meio da solução. A solução foi desenvolvida em parceria com a empresa Siena Idea, atualmente Siena Company (https://www.sienacompany.com/), e consiste num painel instalado na sala de aula/palestra e/ou dispositivos móveis utilizados pelo professor, no qual são apresentadas questões ou dúvidas, as quais são enviadas por meio da plataforma a partir dos smartphones dos ouvintes. O objetivo principal foi o de inovar a dinâmica de ensino de conteúdos e transmissão de conhecimentos, tornando-a mais atrativa e participativa, contribuindo de forma efetiva no processo ensino-aprendizagem. Além de escolas públicas e privadas, a solução poderá ser utilizada por qualquer instituição, órgão ou empresa que busca feedback de sua audiência em tempo real. A pesquisadora ao longo de sua carreira já atuou ou produziu os seguintes tipos de produção técnica: artigos científicos, relatórios técnicos, dissertações de mestrado e doutorado, softwares sem registros para plataformas web e móvel, bem como participou de projetos em parceria com empresas visando inovação tecnológica. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LARA, Silvana Maria Affonso de. Mecanismos de apoio para usabilidade e acessibilidade na interação de adultos mais velhos na Web. 2012. Tese (Doutorado) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos. (08/51128-9)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: