Busca avançada
Ano de início
Entree

Jefferson Antonio Galves

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É probabilista, tendo atualmente um grande interesse por questões de seleção estatística de modelos, especialmente sistemas estocásticos com memória e interações de alcance variável. Seu primeiro tema de pesquisa foi a classe dos Sistemas Markovianos de Partículas, em particular os Sistemas Aditivos e o Processo de Contacto. A possibilidade de utilizar esses sistemas para modelar sistemas termodinâmicos o levou a se interessar pelo estudo rigoroso de problemas de Física-Estatística fora do equilíbrio. Artigos seus contribuiram para a formulação de duas direções novas de pesquisa nessa área: o estudo do comportamento hidrodinâmico e do comportamento metaestável trajetória por trajetória. O estudo da metaestabilidade desdobrou-se no estudo da aproximação exponencial da lei dos instantes de ocorrência de um evento raro em cadeias estocásticas. Já nessa época começou a se interessar pelo tratamento probabilístico rigoroso de uma questão central da Linguística: a modelagem da mudança nas línguas naturais. A necessidade de modelar os dados linguísticos o levou a se interessar pelo desenvolvimento de resultados novos de inferência em cadeias estocásticas de ordem infinita e, em particular, pelas cadeias com memória de alcance variável que parecem ser modelos ideais para contornos rítmicos nas línguas naturais. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo probabilístico e à analise estatística de redes neuronais. Desde 2011, tem trabalhado com a modelagem estocástica de fenômenos neurobiológicos, sendo coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC), financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), apoiado pela FAPESP. É Professor Titular da Universidade de S. Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientiífico. Criou em 1978 o Seminário de Probabilidades da USP que funciona sem interrupção desde então e que contribuiu sem dúvida para o grande desenvolvimento que a área teve no Brasil. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Arqueología de la mentalidad 
Arqueologia da mentalidade 
El cerebro estadístico 
O cérebro estatístico 
Conexões dinâmicas 
Conexiones dinámicas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
AIDS Análise de dados Análise estatística de dados Análise matemática Análise multivariada Aplicação web Aplicativos móveis Aprendizado computacional Aprendizagem motora Aquisição da linguagem Arquitetura de software Árvores Atividade cerebral Audiodescrição Autômatos celulares Banco de dados Cadeias de Markov Campos aleatórios Caos Ciência da Computação Ciências Exatas e da Terra Ciências Sociais Aplicadas Colaboração científica Comportamento assintótico Computação científica Comunicação Conectividade cerebral Delineamento experimental Desenvolvimento de software Dinâmica estocástica Divulgação científica Eletroencefalografia Engenharia Elétrica Engenharias Entropia (matemática aplicada) Equações diferenciais estocásticas Estabilidade de sistemas Estatística aplicada Estatística Estimulação magnética transcraniana Fenômeno de Gibbs Fenômenos críticos Filogenia Financiamento em saúde Fluxo magnético Fonética acústica Fonologia Front-end Funções verossimilhança Grafos aleatórios Grandes desvios Grupo de renormalização Incerteza Infecções oportunistas relacionadas com a AIDS Intercâmbio de pesquisadores Java Jogos de computador Jornalismo científico Jornalismo e Editoração Língua portuguesa Linguagem de programação Linguagem natural Linguística, Letras e Artes Linguística Matemática Aplicada Matemática Mecânica estatística Metodologia e Técnicas da Computação Métodos de análise Modelagem de dados Modelos matemáticos Mudança linguística Neurociência computacional Neurociências Neurofisiologia Neurônios Percolação Plasticidade neuronal Portal (internet) Probabilidade aplicada Probabilidade e Estatística Aplicadas Probabilidade e Estatística Probabilidade Processamento de sinais Processos de Markov Processos de contato Processos estocásticos especiais Processos estocásticos Reconhecimento de padrões Recozimento Rede nervosa Redes neurais (computação) Seleção de modelos Semântica Sintaxe Sistemas complexos Sistemas de Computação Sistemas desordenados Sistemas dinâmicos Sistemas integráveis Sistemas markovianos de partículas Tecnologias mobile Teoria e Análise Lingüística Teoria ergódica Transição de fase Visualização científica Visualização de dados Wikipédia
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Conexões dinâmicas


Publicado em 16 de julho de 2014 - Pesquisa FAPESP. "O Centro NeuroMat é um centro de matemática que tem como objetivo fazer os modelos matemáticos novos que são necessários para se poder pensar a neurobiologia atual." É assim que o matemático Antonio Galves define o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) em Neuromatemática, situado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Neste vídeo, saiba mais sobre a pesquisa desse centro, e como uma animação composta por 10 pontos brancos em movimento pode ajudar a entender como o cérebro interpreta o que vê.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: