Busca avançada
Ano de início
Entree

Diego Raphael Amancio

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Associado RDIDP no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), pelo Departamento de Ciências de Computação (SCC-ICMC-USP). Engenheiro da computação graduado pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Física Aplicada Computacional pela USP (doutorado direto FAPESP). Possui dois pós-doutorados, ambos com auxílio FAPESP: um na Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e outro na Indiana University (Estados Unidos, Bloomington-IN). Livre-docente pelo Departamento de Ciências da Computação (SCC-ICMC-USP). De acordo com um estudo cienciométrico publicado em 2020 na PLos Biology, foi considerado entre oa 2% pesquisadores mais influentes na área de Inteligência Artificial (dados baseados em citações). Neste mesmo estudo, foi considerado entre os 35 docentes mais influentes em pesquisa na Universidade de São Paulo, considerando todas as áreas e campi da USP. É editor academico de 5 períodicos internacionais: Expert Systems with Applications (Associate Editor), PLoS ONE, Complexity (Hindawi), PeerJ Computer Science e Frontiers in Physics (Associate Editor). Atua como revisor em periódicos internacionais de impacto, tendo completado revisões em mais de 70 periódicos internacionais de impacto nas áreas de Computação, Física Computacional e Interdisciplinares. Sua pesquisa realizada no doutorado rendeu o Prêmio Tese Destaque USP 2014, como melhor tese de doutorado defendida em todos os campi da USP entre 2012 e 2013 na área de Ciências Exatas. Orientou alunos de doutorado e mestrado, e recebeu em 2015-2016 umas das bolsas de pesquisa fornecida pelo Google (Google Research Awards in Latin America). É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq na área de Ciências da Computação. Sua pesquisa rendeu mais de 1300 citações no Web of Science (Clarivate Analytics). Nesta mesma base, apresenta um h-index = 28 (Web of Science, Clarivate Analytics, Ago/2021). Seu trabalho de pesquisa concentra-se no estudo de redes complexas aplicadas ao Processamento de Línguas Naturais e Cienciometria, além de Machine Learning. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

O código Voynich


Publicado em 03 de fevereiro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Físicos brasileiros utilizaram uma técnica de análise de textos desenvolvida por eles para estudar o manuscrito Voynich, um livro misterioso supostamente escrito no início do século XV composto em um alfabeto desconhecido. A esperança é que a descoberta ajude a decifrar o texto, considerado um dos mais enigmáticos que se conhece. Por meio de ferramentas estatísticas avançadas, o físico Diego Amâncio, da Universidade de São Paulo em São Carlos, se esforça para descobrir se o manuscrito é um texto coerente ou apenas um amontoado aleatório de símbolos sem sentido, como afirmam alguns estudiosos. "Analiso o texto sem saber quais são as palavras, porque estou interessado na organização do texto", afirma.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: