Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1982). Mestre em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1987). Doutor em Biometria e Gestão Florestal pela The University of Georgia (1993). Professor visitante na Northern Arizona University (1992 e 1993). Professor da Universidade de São Paulo (1984 - atual). Professor Titular da USP (2018). Livre Docente pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Associado 2 (2013 - atual) pela Universidade de São Paulo. Professor Titular (2019) na Universidade de São Paulo. Coordenador do primeiro curso de graduação em Gestão Ambiental da USP (2001 a 2005). Coordenador do programa de pós-graduação em Recursos Florestais na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (1998 a 2003). Diretor do Centro de Informática na Agricultura - CIAGRI (2011 a 2014). Foi gerente executivo de planejamento do Serviço Florestal Brasileiro, junto ao Ministério do Meio Ambiente (2007 a 2009). Atua na área de Recursos Florestais, com ênfase em gestão, economia e biometria florestal; sistemas de apoio à decisão; métodos de avaliação de ativos florestais; otimização matemática do planejamento florestal; gestão, quantificação e qualificação da biomassa florestal por meio do uso de tecnologias da informação, como o LiDAR; mapeamento da cobertura florestal e estimação de parâmetros biométricos e ecológicos de povoamentos florestais com técnicas de tridimensionalização com laser. Orientou nove doutorados, 28 mestrados, 80 iniciações científicas, quatro trabalhos de conclusão de curso e uma monografia. Supervisionou dois pós-doutorados. Publicou 61 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Possui 284 citações e Fator H:10 pela Web of Science e 359 citações pelo Scopus. Publicou/organizou 14 livros. É autor de13 capítulos de livros. Publicou 40 trabalhos completos em anais de eventos. Membro do corpo editorial da Scientia Forestalis (IPEF) e Forest Ecosystems (Springer). É colaborador junto à FAO, IUFRO, OTCA e ITTO, atuando neste último como membro do painel de peritos (2008 e 2010) e presidente (2010). Membro das sociedades científicas ISTF, SAF e INFORMS. Coordenador e representante brasileiro no Projeto ForEAdapt. Possui parcerias científicas com a Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Politécnica de Madrid, University of Eastern Finland e Swedish University of Agricultural Sciences. Contemplado com diversas honrarias, como o Prêmio Santander Universidade Empreendedorismo (2015) pelo trabalho 'Forest Revolution: tecnologias inovadoras para mensuração e monitoramento florestal'. Bolsista de Produtividade do CNPq (2000/2004 e 2005/2008). Atualmente é Bolsista de Produtividade PQ 2 do CNPq. ResearcherID: D-7043-2012. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: