Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecnicas de gestao florestal: uma abordagem baseada no manejo de microbacias.

Processo: 00/06624-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Estraviz Rodriguez
Beneficiário:Tatiana Mahalem Do Amaral
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Programação linear

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo matemático de gestão florestal que incorpore indicadores hidrológicos do manejo de microbacias, e análise dos custos de se implementar os planos gerados pelo modelo proposto. O modelo terá como finalidade auxiliar o processo de tomada de decisão nas atividades de manejo e planejamento da produção florestal, indicando, quando, como e quais as áreas que serão cortadas. A técnica adotada para a geração de planos de manejo será a programação linear. Ainda que se tratando de um pequeno avanço rumo ao uso sustentado dos recursos florestais, este trabalho apresenta uma nova abordagem e se propõe a contribuir para uma adoção de intervenções mais controladas sobre os ecossistemas florestais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Tatiana Mahalem Do. Inclusão do controle de deflúvio em modelos de gestão florestal: um estudo no vale do Paraíba - SP.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.