Busca avançada
Ano de início
Entree

Helio Cesar Nogueira Tolentino

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Fisica pela Universidade Federal do Paraná (1981-1984), Mestre em Física pela Universidade de São Paulo - campus de São Carlos (1985-1986) e Doutor em Fisica do Estado Solido (Physique des Solides) pela Université Paris-Sud Campus Orsay, França (1986-1990). Atualmente, é pesquisador no Laboratorio Nacional de Luz Sincrotron- LNLS, CNPEM, Campinas, onde chefia a Divisão de Matéria Heterogênea e Hierárquica e o projeto da linha de luz Carnaúba dentro do projeto da nova fonte de luz sincrotron, Sirius. Também é pesquisador, em afastamento (en detachement) Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, França. Atua nas áreas de física da matéria condensada, instrumentação científica e ciências dos materiais, principalmente nos seguintes temas: síntese, estrutura e propriedades eletrônicas e magnéticas de filmes finos e de superfícies, materiais fotovoltaicos, espectroscopia de raio-x, difração de raios x e microscopia de raios X com luz sincrotron. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: