1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
11 | Bolsas no país concluídas |
1 | Bolsas no exterior concluídas |
13 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professor Associado 3, Depto de Educação - Universidade Estadual Paulista [UNESP/Rio Claro (RC)] com: Pós-Doutorado - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profession enseignante (CRIFPE) - Université de Montréal - bolsa CAPES; Livre-Docência - UNESP-RC; Doutorado em Educação/FE-USP - bolsa CAPES; Mestrado em Educação/UFSCar - bolsa CAPES, Graduação em Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis e Letras UNESP/Assis. Na UNESP/RC foi: Chefe / Depto de Educação; Coordenador (Coord.) do Conselho de Cursos de Graduação em Ed. Física; Coord. Núcleo de Ensino; Coord. PRODOCÊNCIA [(CAPES-UNESP) 2011-2013]; - Coord. PPG - Ciências da Motricidade (2013-2017); Membro Titular: Conselho do PPG-Educação (2013-2017), Comissão Permanente das Licenciaturas (UNESP-PROGRAD, 2016-2018), Coord. Projeto Residência Pedagógica Núcleo: Educação Física (CAPES-UNESP: 2018-2020), Conselho de Pós Ciências da Motricidade (2017-2021), Conaselho de Cursos Ed Físcia (2020-2022), Conselho Depto de Educação (2020-2023), Congregação/IB (2022-2024). No CNPq: bolsista PQ com projetos (CNPq, 2010-2012/PQ-2; 2013-2017/PQ-1D; 2019-2022/PQ-2), coordenação de projetos (Ciências Humanas e Sociais - 2014-2017; Universal - 2019-2022), emissão de Pareceres Ad Hoc. Atualmente é: Coord. / Orientador de projetos (CNPq; CAPES); Membro: Comitê de Êtica, Comissão Permanente (CP) Pesquisa, CP Ensino e CP Extensão; Parecerista Ad Hoc FAPESP, CAPES, CNPq, UNESP, UDESC..., periódicos indexados; Editor Associado: Revista Educação: Teoria e Prática; Membro: Associações Cientificas (Inter)Nacionais (ANPED; CBCE; ACFAS; AISEP), Centre de la francophonie des Amériques (2021...), GTs: GT-8 Formação de Professores (ANPED) e GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho (CBCE). Na UNESP-RC desenvolve atividades ligadas à Formação de Professores; Líder: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT, 2002...) e Centre de recherch e international sur la formation et la profession enseignante - Brésil (CRIFPE-Brasil, 2017...); 2o líder: Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN, 2008...). 2o lider Docencia, Atua na Rede Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF - IES: estaduais, federais e internacionais e na Rede de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESPE, 2018...). Trabalha: PPG-Ciências do Movimento [Motricidade (UNESP, 2001- ...) e PPG-Educação (UNESP-RC, 2007...). É Associado: ANPED (GT8 Formação de Professores/2013...); ABDC Curriculo (2023); L'Association Francophone pour le Savoir (ACFAS/2013); LAssociation des Enseignant.e.s et Chercheur.e.s en Sciences de lEducation (AECSE , 2024). Estuda as problemáticas: formação profissional, campo profissional, trabalho docente com ênfase no estágio supervisionado e saberes docentes (conhecimento profissional). Desse quadro emergem 4 eixos de pesquisa: formação de professores, inserção profissional, profissões do ensino em meio escolar (o trabalho e as políticas públicas docentes) e intervenção profissional. Desenvolve, ainda, atividades como: Pesquisador NEPEF: FPCT (UNESP, 2002...), DOFPPEN (UNESP, 2008...), DEFEF (UFSCar, 2013), CRIFPE-Brasil (UNESP, 2017...); Diretor Antena CRIFPE-Brasil (2017...). Participa: Projeto (2023...): Exploring solidarity in action: key methodology features for collaborative research (BR, CA, PO, TR, EUA); Rede AUIP - CO. No CRIFPE/Canada atua: Pesquisador Internacional - 2012 ... (https://crifpe.ca/crifpe/index_pt - Chercheur.e.s internationaux et hors-Québec https://crifpe.ca/chercheurs-internationaux) e no Polo de Pesquisa: Observatório da profissão docente (2024 -2028) com três temas: (a) A atratividade da profissão e a renovação da população docente; (b) Inserção profissional e perseverança no ensino; (c) O trabalho real dos profissionais docentes (...) (https://crifpe.ca/crifpe/poles). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |