Busca avançada
Ano de início
Entree

Rubens Caram Junior

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Engenharia Mecânica pela UNICAMP em 1981. Obteve também pela UNICAMP, o título de Mestre em Engenharia Mecânica em 1983 e o título de Doutor em Engenharia Mecânica, em 1988. Realizou programa de Pós-doutoramento na Clarkson University, EUA (1989-90). Desde 1984, é docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, onde obteve título de Professor Livre Docente em 1993 e é, desde 2001, Professor Titular. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1987, nível 1A. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia de Minas e de Metalúrgica e Materiais, CA MM do CNPq de 2007 até 2012 e de 2015 a 2018. É Membro da Coordenação de Área/Engenharia II, da FAPESP desde 2018. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, atuando principalmente na área de solidificação de metais e ligas e na obtenção, processamento e caracterização de ligas de titânio e de compostos intermetálicos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise térmica Anodização Aquisição de equipamentos Biomateriais Biotecnologia Caracterização estrutural Caracterização microestrutural Células solares Compostos intermetálicos Corrosão Crescimento de cristais Deformação plástica Desenvolvimento de novos materiais Diagrama de fases Difração por raios X Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharias Equilíbrio de fases Equipamentos multiusuários Estanho Fixação interna de fraturas Forjamento Impressão tridimensional Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Intercâmbio de pesquisadores Laboratórios Ligas de alumínio Ligas de titânio Ligas eutéticas Ligas metálicas Ligas não metálicas Materiais compósitos Materiais metálicos Materiais não metálicos Metalografia Metalurgia Extrativa Metalurgia Física Método dos elementos finitos Microanálise Microdureza Microestruturas Microscopia confocal Microscopia eletrônica de transmissão Microscopia eletrônica de varredura Microscopia eletrônica Microscopia Microscópio eletrônico Modernização Módulo de elasticidade Mudança de fase Nanotecnologia Nanotubos de dióxido de titânio Nióbio Nucleação Osso e ossos Oxigênio Projetos de infraestrutura Propriedades mecânicas Propriedades Próteses e implantes Próteses ortopédicas Recursos para a pesquisa Resistência mecânica Simulação Solidificação direcional Solidificação Teste de biocompatibilidade Textura cristalográfica Titânio Tixoconformação Transformação martensítica Tratamento de superfícies Tratamento térmico
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: