Busca avançada
Ano de início
Entree

Rubens Caram Junior

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1981, onde também concluiu o mestrado em 1983 e o doutorado em 1988. Entre 1989 e 1990, realizou estágio de pós-doutorado na Clarkson University, EUA. Desde 1984, integra o corpo docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, onde obteve o título de Livre-Docente em 1993 e, em 2001, o de Professor Titular. Em 2010, atuou como professor visitante na Universitat Politècnica de València, na Espanha. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1987, atualmente no nível 1A. Coordenou dois projetos temáticos da FAPESP na área de metalurgia física de ligas de titânio, um deles ainda em andamento. É autor de 180 artigos científicos publicados em periódicos especializados e duas de suas patentes foram concedidas em sete países. Orientou mais de 60 dissertações e teses de pós-graduação, além de supervisionar mais de 15 projetos de pós-doutorado. Mais de 20 de seus ex-orientandos e supervisionados atuam hoje como docentes em instituições públicas de ensino e pesquisa. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais entre 1988 e 1990. Atuou como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (CA-MM) do CNPq de 2007 a 2012 e novamente de 2015 a 2018. Desde 2018, integra a Coordenação de Área de Engenharia II da FAPESP. Atualmente, coordena a equipe responsável pela implantação do Laboratório de Microscopia Eletrônica de Transmissão da UNICAMP e integra o corpo editorial do Journal of Materials Research and Technology. Sua experiência concentra-se na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, atuando principalmente nos temas de solidificação, manufatura aditiva e caracterização de ligas de titânio, ligas de alta entropia e compostos intermetálicos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise térmica Anodização Aquisição de equipamentos Arco elétrico Biomateriais Biotecnologia Caracterização estrutural Caracterização microestrutural Compostos intermetálicos Corrosão Crescimento de cristais Cristalografia Deformação plástica Desenvolvimento de novos materiais Diagrama de fases Difração por raios X Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharias Envelhecimento Equilíbrio de fases Equipamentos multiusuários Estado sólido Estanho Fixação interna de fraturas Forjamento Fusão seletiva a laser Impressão tridimensional Infraestrutura de pesquisa Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Ligas de alumínio Ligas de titânio Ligas eutéticas Ligas metálicas Ligas não metálicas Matéria condensada Materiais compósitos Materiais metálicos Materiais não metálicos Materiais Metalografia Metalurgia Extrativa Metalurgia Física Método dos elementos finitos Microanálise Microdureza Microestruturas Microscopia eletrônica de transmissão Microscopia eletrônica de varredura Microscopia eletrônica Microscopia óptica Microscopia Microscópio eletrônico Módulo de elasticidade Mudança de fase Nanociência Nanotecnologia Nanotubos de dióxido de titânio Nióbio Nucleação Osso e ossos Oxigênio Precipitação de fases Precipitação Propriedades mecânicas Propriedades Próteses e implantes Próteses ortopédicas Resistência mecânica Simulação de processos Simulação por computador Solidificação direcional Solidificação Teste de biocompatibilidade Textura cristalográfica Titânio Tixoconformação Transformação martensítica Tratamento de superfícies Tratamento térmico Zircônia
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.