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Clarice Cohn

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Clarice Cohn é professora associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar, com financiamento CAPES, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Criança (LEPAC), e coordena atualmente o Laboratório de Etnologia Trasnespecífica (LETs) da UFSCar. Fez parte, nesta mesma universidade, da Comissão de Ações Afirmativas e, posteriormente, do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas. Organizou diversos eventos relativos aos temas da presença indígena na universidade e de crianças, infâncias e educação escolar indígena. Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado (2000) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade de São Paulo, e é Pós-Doutora pela Université Paris Nanterre (2016), com bolsa da FAPESP, e foi Pesquisadora Visitante do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) da Universidade de São Paulo (USP) em 2022 . É associada da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), de que fez parte da Comissão de Ensino de Antropologia, na Gestão 2004-2006, da . Comissão de AssuntosIndígenas, na Gestão 2011-2012, e da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na gestão 2023-2024. É membra do do Public Issues and Action Committee (PIAC), ligado à associação internacional de antropologia Society for the Anthropology of Lowland South America (SALSA), atuando na gestão 2020-2023 como coordenadora, continuando sua atuação para a gestão para 2023-2027. Atualmente é parte da Diretoria dessa mesma Associaão. Tem experiência de pesquisa, docência e orientação na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, na qual possui diversos trabalhos publicados e participação e organização de eventos, palestras e conferências ministradas. Tem atuado nos debates de impactos ambiental para povos indígenas por megaempreendimentos, em especial o caso de Belo Monte. Pesquisa com os Xikrin do Bacajá, povo indígena de língua Jê que vive no Pará, e atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia indígena, estudos Jê, antropologia da criança, antropologia da educação, crianças e infâncias indígenas, educação escolar indígena e estudos de impacto ambiental. (Fonte: Currículo Lattes)

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