Ismail Norberto Xavier - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ismail Norberto Xavier

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975, sob orientação de Paulo Emilio Sales Gomes), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1980, sob orientação de Paulo Emilio e, após seu falecimento, de Antonio Candido) e um segundo doutorado em Cinema Studies pela New York University (1982, sob orientação de Annette Michelson). Depois, fez em 1989 sua Livre-Docência em Estudos de Cinema na Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1971. Foi professor visitante nas Universidades de New York (1995), Iowa (1998), Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (1999), Leeds (2007), Chicago (2008), Nacional de la Plata (2009) e Buenos Aires (2011). Publicou uma dúzia de livros autorais (a maioria com várias edições) e organizou 4 outros, de 1977 para cá, no Brasil, nos EUA, na França, na Argentina e na Inglaterra. Dirigiu para a Ed Cosac Naify a coleção "Cinema, Teatro e Modernidade". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e literatura, cinema e pintura, cinema e fotografia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 10/05/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acervo Análise de filmes Análise de imagens Antropofagia Aquisição de materiais Artes do Vídeo Artes Bibliotecas Brasil República Brasil Carnaval Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Cineastas Cinema brasileiro Cinema clássico Cinema e história Cinema marginal Cinema novo Cinema Cinemática Comédia Comunicação Visual Comunicação Conhecimento científico Contemporaneidade Crítica cinematográfica Críticos de cinema Cultura (sociologia) Cultura brasileira Desigualdade social Diretores Divulgação científica Documentação Documentário cinematográfico Documentário Economia do bem estar social Economia urbana Espaço urbano Estética do cinema Estudo comparativo Estudos culturais Ficção (gênero) Film noir Fotografia cinematográfica Gênero cinematográfico Gêneros das artes do espetáculo Hermenêutica História do Brasil História do cinema brasileiro História do cinema História Indicadores sociais Instituições sociais Interdisciplinar Jornalismo científico Linguística, Letras e Artes Literatura brasileira Livros Metrópoles Modernidade Movimento (fisiologia) Narrativa cinematográfica Narrativa Percepção sonora Percepção visual Periódicos eletrônicos Pós-modernismo Pré-cinema Primeira República (1889-1930) Recursos para a pesquisa Redes sociais (grupos sociais) Região metropolitana Revolução de 1930 São Paulo (SP) Serviços de assistência social Sujeito Teatro Televisão Trilha sonora de filmes Vanguarda Vulnerabilidade social
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.