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Paulo Augusto Castagna

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Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Licenciatura (1981) e Bacharelado (1982) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (1987), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre-Docência em História da Música no Brasil pela Universidade Estadual Paulista (2022), com estágio pós-doutoral na Universidade de Jaén/Espanha (2013) e Pós-doutorado em andamento na Universidade de São Paulo (2023-2026). É docente e pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) desde 1994. Tem experiência em Musicologia, atuando principalmente na pesquisa, publicação e ensino referente aos seguintes temas: musicologia, história da música, patrimônio musical do Brasil, música sacra, pesquisa e gestão de acervos musicais históricos, catálogos temáticos. Trabalha principalmente com a música histórica brasileira, com destaque para a atividade musical no Brasil, do século XVI a inícios do século XX, em especial para a música sacra mineira dos séculos XVIII e XIX, priorizando as atividades editoriais e arquivísticas, a pesquisa histórica e litúrgica e a organização de textos, documentos, coletâneas de partituras e informações. Participou, como autor convidado, do lançamento de seis periódicos da área de Artes: Revista da Sociedade Brasileira de Musicologia (São Paulo, 1995), Brasiliana (Rio de Janeiro,1999), Revista do Conservatório de Música da UFPel (Pelotas, 2008), Revista Portuguesa de Musicologia, Nova Série (Lisboa, 2014), Arteriais (Belém, 2015) e Revista Digital de Música Sacra Brasileira (São Paulo, 2018). Foi bolsista da FUNARTE, do CNPq, da FAPESP e da VITAE, sendo líder do "NOMOS - Núcleo de Musicologia do Instituto de Artes da UNESP" (Grupo CNPq) e coordenador do Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical da UNESP. Atua também na formação de pesquisadores (Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e na organização de eventos científicos desde 1991, tendo sido o coordenador geral do XXIV Congresso da ANPPOM (2014), coordenador da Comissão Científica do XXX Congresso da ANPPOM (2020) e XXXI Congresso da ANPPOM (2021), além de um dos coordenadores de GTs e STs da ANPPOM desde 2016, coordenador dos Encontros de Musicologia Histórica de Juiz de Fora (2000-2008) e um dos idealizadores e coordenadores dos Simpósios Latino-Americanos de Musicologia (1997-2000). Foi tutor do PET/Música da UNESP (2000-2004) e membro de diversos órgãos colegiados da UNESP, na Reitoria e no Instituto de Artes. É pesquisador do CNPq desde 2007, desenvolvendo atualmente o projeto "Descrições e estudos da música em comunidades indígenas do Brasil, produzidos nos séculos XVIII e XIX", para o período 2025-2029, tendo recebido Auxílio Regulare da Fapesp para o período 2020-2021, com os projetos "Música na Cidade de São Paulo (1827-1853)". Foi integrante da equipe do Museu da Música de Mariana (MG) de 2001 a 2020 - onde coordenou os projetos Acervo da Música Brasileira (2001-2003) e Digitalização da Coleção Dom Oscar de Oliveira (2014-2017) - e é membro do Conselho Consultivo da F-CEREM (Fundação Centro de Referência Musicológica José Maria Neves, de São João del-Rei) desde 2013. Coordenou o Projeto de Tratamento (organização, codificação e inventariação) da Coleção musicográfica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (1906-2006) Auxílio Regulare da Fapesp para o período 2023-2025 e coordena o Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical do Instituto de Artes da UNESP, no qual foi tratada a Coleção Francesa de Fernand Jouteux (1866-1956), entregue à Fundação CEREM, estando em tratamento o Arquivo Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985) e o Arquivo João Antônio Romão (1880-1972), cuja Série Música Sacra já foi entregue ao Centro de Memória Barão Homem de Mello (Pindamonhangaba - SP). (Fonte: Currículo Lattes)

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