Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo de Carvalho Borba

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marcelo C. Borba é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Departamento de Matemática da UNESP (Universidade do Estado Paulista) no Brasil, onde coordena o grupo de pesquisa GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática). Marcelo pesquisa o uso da tecnologia digital na educação matemática, vídeos matemáticos produzidos por professores e alunos, educação a distância online, modelagem como abordagem pedagógica e metodologia de pesquisa qualitativa. É editor associado da ZDM, The International Journal of Mathematics Education e foi, de 2018 a 2022, presidente do Comitê de Ensino da CAPES, agência financiadora do Ministério da Educação Nacional no Brasil. Atualmente lidera um projeto da CAPES-PrInt que promove a internacionalização da pesquisa em tecnologia em educação matemática no Brasil. Foi palestrante principal no PME-44 (Grupo de Estudos de Psicologia da Educação Matemática), Tailândia-Virtual (2020); no Painel Plenário do ICME 14 (Congresso Internacional de Educação Matemática), realizado em formato híbrido na China (2021); e no ICM-22 (Congresso Internacional de Matemáticos), que estava originalmente programado para acontecer na Rússia, mas foi realizado virtualmente (2022). Recebeu o Prêmio Dorothy Stang 2023 em virtude das atividades extensionistas relevantes que tem desenvolvido na área da Educação da Matemática. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 14/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.