Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle motor em indivíduos neurologicamente normais e portadores da Síndrome de Down: o efeito do treinamento

Processo: 00/10527-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Gil Lúcio Almeida
Beneficiário:Nadia Fernanda Marconi
Instituição Sede: Centro de Saúde. Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Síndrome de Down   Controle motor   Coordenação motora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Motor | Coordenacao | Eletromiografia | Fisioterapia | Sindrome De Down | Treinamento

Resumo

Iremos investigar o efeito do treinamento de movimentos de reversão, envolvendo as articulações do ombro e cotovelo realizados em três distâncias lineares diferentes (40, 60 e 80% do comprimento do antebraço) em indivíduos neurologicamente normais e portadores da Síndrome de Down. A tarefa induzirá o movimento de abdução na articulação do ombro e de extensão na articulação do cotovelo. Em estudo recente demonstramos que indivíduos portadores da Síndrome de Down realizaram movimentos complexos de reversão utilizando estratégias diferentes quando comparados com indivíduos neurologicamente normais. Com relação aos padrões eletromiográficos, esses indivíduos realizaram a tarefa gerando uma quantidade menor de atividade muscular e apresentaram uma dificuldade maior em modular a duração dessa atividade com o aumento da distância movida. Além disso, esses indivíduos realizaram a tarefa gerando uma quantidade menor de força e também apresentaram dificuldades em modular essas forças com o aumento da distância. O resultado dessas mudanças na modulação da atividade eletromiográfica e da força foi à geração de um movimento mais lento. Um dos objetivos principais desse estudo é verificar o efeito do treinamento de uma tarefa motora complexa em ambos os grupos e verificar se após o treinamento, indivíduos portadores da Síndrome de Down seriam capazes de melhorar o controle de seus movimentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCONI, N. F.; ALMEIDA, G. L.. Principles for learning horizontal-planar arm movements with reversal. JOURNAL OF ELECTROMYOGRAPHY AND KINESIOLOGY, v. 18, n. 5, p. 771-779, . (00/10527-6)
NF MARCONI; GL ALMEIDA; GL GOTTLIEB. Estratégias eletromiográficas e cinéticas para o controle dos movimentos. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 10, n. 1, p. 1-8, . (00/10527-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCONI, Nadia Fernanda. Controle motor de movimentos do braço em individuos neurologicamente normais e em portadores da Sindrome de Down: o efeito do treinamento. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.