Busca avançada
Ano de início
Entree

Teores de glicosinolatos, benzil isotiocianato e atividade da mirosinase em diferentes fases do amadurecimento do mamão

Processo: 01/01972-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Beatriz Rosana Cordenunsi
Beneficiário:Maria Rosecler Miranda Rossetto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amadurecimento | Benzil Isotiocianato | Mamao | Mirosinase | Moscas-Das-Frutas

Resumo

O mamão é um fruto de grande aceitação no mercado nacional e internacional, entretanto um dos principais problemas fitossanitários que o Brasil enfrenta na exportação de frutos é a contaminação por larva de moscas-das-frutas. O tratamento de quarentena parece não ser muito eficaz, pois altera a fisiologia do fruto, interferindo nas suas propriedades organolépticas. Entretanto, as plantas através do seu metabolismo secundário produzem substâncias de defesa. A ordem Capparalles produz os glicosinolatos, que quando hidrolisadas pela ação da de mirosinase, origina sub-produtos com ação fungicida, inseticida, bactericida e alguns anticarcinogênicos também. O produto tóxico de hidrólise das mirosinases de maior importância no mamão é o isotiocianato, que parece possuir ação bactericida e estar relacionado à desinfestação de larvas de moscas-das-frutas no mamão pela sua ação ovicida. O objetivo deste estudo é analisar o nível desta substância nos diversos estádios do amadurecimento do mamão, localizá-lo no tecido do fruto e verificar onde está sendo sintetizado, relacionando-a a atividade enzimática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA ROSSETTO, MARIA ROSECLER; OLIVEIRA DO NASCIMENTO, JOAO ROBERTO; PURGATTO, EDUARDO; FABI, JOAO PAULO; LAJOLO, FRANCO MARIA; CORDENUNSI, BEATRIZ ROSANA. Benzylglucosinolate, Benzylisothiocyanate, and Myrosinase Activity in Papaya Fruit during Development and Ripening. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 56, n. 20, p. 9592-9599, . (01/01972-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSETTO, Maria Rosecler Miranda. Teores de benzilglicosinolato, benzilisotiocianato e expressão da mirosinase durante o desenvolvimento e amadurecimento do mamão papaia (\'Carica papaya\' L., var. Sunrise solo). 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.