Busca avançada
Ano de início
Entree

Remoção de nutrientes de efluentes de aquicultura por macrófitas aquáticas (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) e determinação de seus valores nutritivos como alimento para Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 02/04131-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Antonio Fernando Monteiro Camargo
Beneficiário:Gustavo Henrique Gonzaga da Silva
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto tem por objetivos principais avaliar a eficiência de sistemas de tratamento de efluentes de aqüicultura compostos por macrófitas aquáticas flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) aqüicultura e avaliar o valor nutritivo da biomassa total de ambas as espécies como alimento para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Os sistemas de tratamento de efluentes serão constituídos de 18 tanques experimentais com 1,0 m de largura, 2,0 m de comprimento e 0,5 m de profundidade. Nos tanques experimentais serão usadas cinco diferentes densidades de Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes, além de três tanques que atuarão como controle, ou seja sem plantas. Serão analisadas amostras do efluente de aqüicultura e do efluente tratado pelas macrófitas aquáticas, além da biomassa total e da composição química de ambas as espécies. O ensaio de digestibilidade será constituído de 100 juvenis de tilápia do Nilo. Os aquários experimentais possuirão capacidade para 300 L, com seu terço inferior em formato cônico para coleta de fezes. Serão determinados os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, minerais, proteína e a energia digestível da biomassa das macrófitas aquáticas, sendo que a dieta referência, purificada, será elaborada com base na proteína da albumina e da gelatina. As duas dietas-teste serão formuladas para avaliar os vegetais, onde as biomassas de E. crassipes e P. stratiotes substituirão 40% da dieta purificada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSTAVO GONZAGA HENRY-SILVA; ANTONIO FERNANDO MONTEIRO CAMARGO. Tratamento de efluentes de carcinicultura por macrófitas aquáticas flutuantes. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 37, n. 2, p. 181-188, . (02/04131-8)
G.G. HENRY-SILVA; A.F.M. CAMARGO. Composição química de macrófitas aquáticas flutuantes utilizadas no tratamento de efluentes de aqüicultura. Planta Daninha, v. 24, n. 1, p. 21-28, . (02/04131-8)
GUSTAVO GONZAGA HENRY-SILVA; ANTONIO FERNANDO MONTEIRO CAMARGO; LUIZ EDIVALDO PEZZATO. Digestibilidade aparente de macrófitas aquáticas pela tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) e qualidade da água em relação às concentrações de nutrientes. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 35, n. 3, p. 641-647, . (02/04131-8)