Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento de peptídeos da GP 43 por Linfócitos T de pacientes com diferentes formas clínicas de paracoccidioidomicose: relação com haplótipos de HLA (antígeno leucocitário humano) e gravidade das formas clínicas

Resumo

A paracoccidioidomicose é doença infecciosa de evolução aguda ou crônica, causada por um fungo dimórfico, Paracoccidioides brasiliensis. É micose sistêmica mais prevalente da América Latina. Apesar dos grandes avanços na pesquisa da interação hospedeiro e P. brasiliensis, persistem como incógnita fatores dessa relação que influenciam a suscetibilidade ao fungo, resultando em infecção ou doença com diferentes graus de progressão da mesma, particularmente na doença humana. O presente trabalho visa investigar o padrão diferencial da resposta imune e evolução das diferentes formas clínicas e da queda de anticorpos após o tratamento com base no reconhecimento de peptídeos por linfoproliferação, do padrão de citocinas secretadas e do estudo dos haplótipos de HLA. Os resultados permitirão um melhor conhecimento da imunopatogenia da doença e do possível envolvimento de antígenos de histocompatibilidade classe II na evolução clínica e resposta ao tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AYA SADAHIRO; CONSTANCIA LIMA DIOGO; TELMA MIYUKI OSHIRO; MARIA APARECIDA SHIKANAI-YASUDA. Cinética da produção de IFN-gama, TNF-alfa, IL-10 e IL-4 por células mononucleares, de pacientes curados de paracoccidoidomicose, estimuladas com peptídeos da gp43. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 40, n. 2, p. 156-162, . (02/06481-6)
SADAHIRO‚ A.; ROQUE‚ A.C.M.; SHIKANAI-YASUDA‚ M.A.. Generic human leukocyte antigen class II (DRB1 and DQB1) alleles in patients with paracoccidioidomycosis. Medical Mycology, v. 45, n. 1, p. 35-40, . (02/06481-6)
YOSHIDA, MARCIA; ARROYO SANCHEZ, MARIA CARMEN; SHIKANAI-YASUDA, MARIA APARECIDA. Increased Immunoglobulin G Anti-Paracoccidioides brasiliensis Serum Antibody Avidity as a Predictor of Favorable Posttherapeutic Evolution in Paracoccidioidomycosis. Clinical and Vaccine Immunology, v. 16, n. 11, p. 1583-1586, . (02/06481-6)