Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da degradação em dispositivos poliméricos eletroluminescentes

Processo: 02/11941-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Adnei Melges de Andrade
Beneficiário:Alexandre Mantovani Nardes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05701-8 - Polianilina e Poli (p-fenileno vinileno) como elementos ativos de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, AP.TEM
Assunto(s):Eletroluminescência   Polímeros (materiais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degradacao | Encapsulamento | Pled | Ppv | Tempo De Vida

Resumo

Este projeto visa o estudo dos mecanismos de degradação relacionados ao poli(p-fenileno vinilideno) (PPV) e alguns de seus derivados, materiais estes que vêm sendo estudados e considerados como fortes candidatos para aplicações como elementos ativos em mostradores luminosos. São inúmeros os grupos de pesquisa e empresas que têm se dedicado à compreensão e elucidação das propriedades ópticas e elétricas destes materiais visando aumentar a vida útil e o desempenho dos dispositivos. Estas propriedades são diretamente afetadas pela degradação destes polímeros quando em presença de luz e/ou em contato com o ar e umidade, limitando drasticamente a eficiência comercial dos seus dispositivos. A compreensão dos mecanismos de degradação envolvidos é ainda objeto de extensas pesquisas, mas pouco se avançou na solução do problema. Pretende-se neste projeto estudar efeitos de degradação da estrutura de diferentes materiais que constituem um dispositivo PLED e "otimizar" parâmetros como eficiência e tempo de vida. O polímero a ser empregado será o PPV e seus derivados: poli[2-metoxi-5-(2etil-hexiloxi)-p-fenilenovinileno] (MEH-PPV), poli[(2-metoxi-5-hexiloxi)-p-fenilenovinileno] (MH-PPV), e poli[(2-metoxi-5-dodecoxi)-p-fenilenovinileno] (MD-PPV). Será feito um estudo das propriedades eletrônicas relacionadas a mecanismos de transporte, geração e recombinação de portadores no PPV que são importantes no desempenho de dispositivos, bem como o efeito da fotooxidação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARDES, A. M.; DIRANI, E. A. T.; BIANCHI, R. F.; NEVES, J. A. R.; ANDRADE, A. M.; FARIA, R. M.; FONSECA, F. J.. Barrier coating for polymer light-emitting diodes using carbon nitride thin films deposited at low temperature by PECVD technique. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 24, n. 5, p. 607-610, . (02/11941-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NARDES, Alexandre Mantovani. Condutividade de películas finas de PEDOT:PSS.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.