Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da l-histidina e de antagonistas histaminergicos sobre a recuperacao funcional apos hemilabirintectomia em carassius auratus.

Processo: 03/08503-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Aline Cristina Piratello Ferrara
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Histamina   Clorfeniramina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clorfeniramina | Histamina | L-Histidina | Recuperacao Funcional | Tioperamida | Zolantidina

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar os efeitos da histamina sobre o processo de recuperação funcional, após hemilabirintectomia em "Carassius auratus". Para tanto serão utilizados a L-histidina (L-H), um precursor histaminérgico, a clorfeniramina (CPA), um antagonista H1, a zolantidina (ZT), um antagonista H2 e a tioperamida (TP), um antagonista H3. Os peixes serão anestesiados e submetidos à lesão vestibular unilateral, cujo sucesso será verificado pela ataxia e rotação do corpo durante 30 minutos. Os sujeitos serão tratados durante 15 dias consecutivos com L-H (100 mg/kg), CPA (16 mg/kg), ZT (12 mg/kg) e TP (12 mg/kg) administradas em um volume de 1,5 ml/kg, e a salina estéril (1,5 ml/kg) será utilizada como controle experimental. Os animais serão submetidos a 7 testes. O 1º teste será realizado no 1º dia após a lesão, e os demais a cada 3 dias totalizando 6 testes. O 7º teste será realizado 3 dias após a interrupção do tratamento. Cada teste consistirá em posicionar o sujeito dentro de um cilindro, no interior de um aquário revestido com uma película preta, iluminando esse aquário apenas pelo lado direito durante 5 minutos em uma sala totalmente escura. O comportamento animal será registrado por uma câmera posicionada em uma abertura anterior do aquário. O ângulo de inclinação corporal será formado por uma linha correspondente ao posicionamento dos olhos e uma linha horizontal. A média desses ângulos obtidos a cada 30 segundos será considerada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRATELLO‚ A.C.; MATTIOLI‚ R.. Thioperamide delays vestibular compensation in goldfish. Neuroscience Letters, v. 415, n. 2, p. 146-148, . (03/08503-0)