Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma analise topologica de redes viarias em cidades de pequeno e medio porte.

Processo: 04/05590-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Andrea Julia Soares
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Sustentabilidade urbana   Planejamento territorial urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Medias | Planejamento Urbano | Redes De Transportes | Redes Viarias | Sustentabilidade Urbana

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o crescimento espaço-temporal das cidades médias, através da conectividade da rede viária, de forma a antecipar necessidades de transportes para fins de planejamento de infra-estrutura. Neste estudo, a pesquisa incorpora aspectos da distribuição da sustentabilidade do espaço construído, particularmente naquilo que se relaciona à conexão das redes e seu impacto diretamente sobre o modo de vida dos cidadãos, a partir de questões a respeito do urbanismo moderno x urbanismo contemporâneo, do espalhamento x compactação das cidades e as implicações sobre o crescimento das cidades e seus reflexos nos custos de implantação. A principal questão abordada, no entanto, é a análise topológica baseada em redes, ou seja, sistemas complexos tais como as cidades, serão representados como complexas redes. As propriedades topológicas de maior interesse para este estudo são: hierarquia independente da escala (capaz de garantir uma estrutura ótima para fluxos e hierarquia de vias); conectividade local (conceito de "mundo local"); estrutura comunitária (com a divisão dos bairros e identidade social) e centralidade e estrutura centro-periferia. Os resultados obtidos poderão eventualmente fundamentar um modelo urbano que possa servir como uma ferramenta de apoio aos planejadores municipais na caracterização da demanda futura por infra-estrutura de transportes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Andrea Julia. Análise de autocorrelação em redes aplicada ao caso de acidentes urbanos de trânsito. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.