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Os avanços e retrocessos nas políticas públicas de integração da bicicleta com a rede de transportes coletivos na cidade de São Paulo entre 2006 -2023: a mobilidade ativa e a multimodalidade

Processo: 23/15637-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Eduardo Alberto Cusce Nobre
Beneficiário:Ana Carolina Sevzatian Terzian
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento territorial urbano   Mobilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicicleta | Deslocamento multimodal | Mobilidade ativa | planejamento urbano | Mobilidade Urbana

Resumo

Nas últimas duas décadas, o município de São Paulo passou por um processo acentuado de abertura política para a implementação de medidas que buscavam tornar viável a mobilidade por bicicleta junto ao sistema viário da cidade. Nota-se, no entanto, que políticas de integração da bicicleta com a rede de transportes públicos e coletivos da cidade (metrô, trens metropolitanos e ônibus) avançaram de maneira contida a despeito de estarem previstas em documentos de planejamento, de políticas e de metas desenvolvidos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do município (PDUI - Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado; PITU - Plano Integrado De Transporte Urbano; Plano de Mobilidade; Programa de Metas e PlanClima SP). A presente pesquisa tem como objetivo principal a análise de como as políticas de integração da bicicleta avançaram nos âmbitos estaduais e municipais na cidade de São Paulo no período entre 2006 -2023. Assim sendo, a pesquisa levantará cronologicamente os marcos legais e de planejamento da integração cicloviária com a rede de transportes coletivos, os relacionando com as implementações dessas políticas na prática. Dessa forma, se buscará entender: a) Como as políticas de integração da bicicleta avançaram nos âmbitos estaduais e municipais na cidade de São Paulo no período entre 2006 -2023; b) se os planos e metas traçados no período foram atingidos; e c) se as obras relacionadas a transporte coletivo construídas na região metropolitana de São Paulo no período entre 2006 e 2023 estão de acordo com os planos e metas, considerando a integração com a bicicleta. Por fim, serão analisadas as infraestruturas de transporte com bicicletários construídas/modificadas no período entre 2006 e 2023: a Estação de metrô Butantã e do Terminal de Ônibus da Cidade Tiradentes, a partir das quais se buscará tentar entender como equipamentos urbanos, isto é, visando entender o motivo de sua distribuição espacial, sua dinâmica de uso e sua relação com a cidade.

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