Busca avançada
Ano de início
Entree

Possível participação do L-glutamato e do ATP na neurotransmissão do componente ventilatório do quimiorreflexo no núcleo do trato solitário de ratos acordados

Processo: 04/12284-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Benedito Honorio Machado
Beneficiário:Alex Lopes Braccialli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03285-7 - Mecanismos centrais da excitação simpática promovida pela hipóxia, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atp | Hipoxi | L-Glutamato | Nts | Quimiorreflexo | Ventilacao

Resumo

Nas situações de hipóxia os quimiorreceptores periféricos são ativados, promovendo ajustes respiratórios e cardiovasculares no sentido de normalizar a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial e a pressão de perfusão sanguínea. As fibras aferentes dos quimiorreceptores periféricos tem como terminal de integração o núcleo do trato solitário, (NTS), localizado na região dorsal do bulbo e cuja função está relacionada à geração e controle da atividade autonômica para o sistema cardiovascular. A ativação do quimiorreflexo em ratos não anestesiados promove bradicardia, aumento da pressão arterial e taquipnéia. Existem evidências de que a neurotransmissão do quimiorreflexo no NTS é feita por aminoácidos excitatórios (AAE), em especial o L-Glutamato (L-Glu). Além disso, há indícios da participação do ATP e dos receptores purinérgicos P2 na neurotransmissão em áreas do SNC envolvidas no controle cardiovascular. Para se investigar a possível participação dos receptores de AAE e dos receptores P2 na neurotransmissão do componente simpato-excitatório do quimiorreflexo, este reflexo será ativado antes e após as microinjeções de ácido quinurênico (antagonista dos receptores de AAE) e de suramina (antagonista dos receptores purinérgicos P2x e P2y) no NTS caudal. Simultaneamente será feito o registro da pressão arterial, freqüência cardíaca e principalmente da freqüência ventilatória, para se avaliar possíveis alterações nos padrões cardiovasculares e respiratórios do quimiorreflexo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRACCIALLI‚ A.L.; BONAGAMBA‚ L.G.H.; MACHADO‚ B.H.. Glutamatergic and purinergic mechanisms on respiratory modulation in the caudal NTS of awake rats. Respiratory Physiology & Neurobiology, v. 161, n. 3, p. 246-252, . (04/12284-4, 04/03285-7)