Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro e in situ do efeito inibidor dos ions ferro na erosao do esmalte dental bovino.

Processo: 04/12632-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Melissa Thiemi Kato
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ferro   Erosão dentária   Microdureza   Esmalte dentário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebidas Carbonatadas | Erosao Dental | Esmalte Dentario | Ferro | Microdureza

Resumo

Objetiva-se avaliar o efeito do íon ferro na inibição da erosão de dentes bovinos em estudos in vitro e in situ, quando adicionado a bebidas carbonatadas. O estudo será realizado em três etapas: 1º subprojeto - será avaliado o efeito protetor do ferro em concentrações crescentes contra a dissolução do pó de esmalte bovino, a fim de se estabelecer uma curva dose-resposta. A concentração de ferro para a qual for observada a máxima inibição de perda de fósforo, será utilizada nos experimentos seguintes. Para se determinar a quantidade de esmalte dissolvido será analisado o fósforo por método colorimétrico. 2º subprojeto (estudo in vitro) - blocos de esmalte bovino serão expostos ao refrigerante Sprite diet® em 4 ciclos de des-remineralização. O estudo será composto por dois grupos: experimental e controle. Para o grupo experimental será avaliado o efeito do ferro no processo de des-remineralização do esmalte. Haverá a avaliação do pH, concentração de fosfato e flúor e a capacidade tampão da bebida. 3º subprojeto: (estudo in situ, cruzado) - 6 voluntários serão escolhidos e serão submetidos a um protocolo experimental constando de 2 fases de 5 dias, utilizando um dispositivo intraoral. A diferença entre estas fases será a adição ou não de ferro à bebida, antes da imersão do dispositivo na mesma. O efeito do ferro na inibição da erosão, tanto do 2º como do 3º subprojetos, será avaliado por meio da perfilometria e da análise da microdureza superficial e a microscopia eletrônica de varredura será utilizada para ilustrar o desgaste sofrido. Os dados serão analisados pelo teste t de Student (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELISSA THIEMI KATO; MARÍLIA AFONSO RABELO BUZALAF. Iron supplementation reduces the erosive potential of a cola drink on enamel and dentin in situ. Journal of Applied Oral Science, v. 20, n. 3, p. 318-322, . (04/12632-2)
MELISSA THIEMI KATO; ANDREA GUTIERREZ MARIA; LUÍS GUILHERME MATIAZI VAZ; FLÁVIA DE MORAES ITALIANI; SÍLVIA HELENA DE CARVALHO SALES-PERES; MARÍLIA AFONSO RABELO BUZALAF. Effect of iron supplementation on the erosive potential of carbonated or decarbonated beverage. Journal of Applied Oral Science, v. 15, n. 1, p. 61-64, . (04/12632-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KATO, Melissa Thiemi. Avaliação in vitro e in situ do efeito dos íons ferro na erosão da superfície dentária bovina e humana. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.