Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do sobrepeso e da obesidade em adolescentes na geração da lipoproteína de baixa densidade eletronegativa (LDL)

Processo: 04/14517-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Beneficiário:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/51119-4 - Influencia do perfil nutricional sobre a geracao de ldl- nas dislipidemias isoladas ou associadas aos eventos cardiovasculares., BP.TT
Assunto(s):Obesidade  Adolescentes  Resposta imune  Dislipidemias  Lipoproteínas  Biomarcadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dislipidemias | Lipoproteinas | Nutricao | Obesidade | Oxidacao | Resposta Imune

Resumo

A obesidade representa uma doença crônica e multifatorial que caracteriza-se pelo acúmulo de adiposidade e que tem relação com a maior incidência de dislipidemias, diabetes, aterosclerose e problemas psicossociais. Neste contexto, os adolescente, com sua intensa mudança de hábitos alimentares, comportamentos sociais e alterações anátomo-fisiológicas, compõem um grupo com risco de sobrepeso e obesidade aumentados. Em paralelo, o desenvolvimento de biomarcadores oxidativos representa importantes ferramentas no monitoramento clínico dos riscos cardiovasculares de indivíduos obesos. O objetivo deste projeto é avaliar a possível influência do sobrepeso e da obesidade em adolescentes na geração da lipoproteina de baixa densidade eletronegativa (LDL-). Neste sentido, análises do tipo ELISA para detecção de LDL- e seus autoanticorpos serão realizadas, juntamente com a determinação do perfil lipídico (colesterol e triacilgliceróis) dos adolescentes (plasma, VLDL, LDL e HDL). Estes resultados serão correlacionados com parâmetros antropométricos (índice de massa corporal - IMC, circunferência da cintura - CC e circunferência do braço), e com os hábitos alimentares. Deste modo, pretende-se verificar a importância fisiopatológica da LDL- na população de adolescentes estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISIS TANDE DA SILVA; LETÍCIA BERTOLDI SANCHES; ANA PAULA DE QUEIROZ MELLO; NÁGILA RAQUEL TEIXEIRA DAMASCENO. Impacto da proteína-C reativa no risco cardiovascular de adolescentes. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 94, n. 5, p. 585-591, . (04/14517-6)
DA SILVA, ISIS TANDE; DE QUEIROZ MELLO, ANA PAULA; SANCHES, LETICIA BERTOLDI; PARRA ABDALLA, DULCINEIA SAES; TEIXEIRA DAMASCENO, NAGILA RAQUEL. Is Plasma Alpha-Tocopherol Associated with Electronegative LDL in Obese Adolescents?. JOURNAL OF NUTRITIONAL SCIENCE AND VITAMINOLOGY, v. 59, n. 2, p. 100-107, . (04/14517-6)