Busca avançada
Ano de início
Entree

Notas de testemunho e recalque - uma experiencia musical dos traumas sociais brasileiros em chico buarque e paulinho da viola (1964-1985)

Processo: 04/16022-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Jordão Machado
Beneficiário:Manoel Dourado Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos 1960-70 | Chico Buarque | Industria Cultural Fonografica | Paulinho Da Viola

Resumo

Trata-se da análise da produção entre meados da década de 1960 e da década de 1970 de músicos-chave para o período estudado (a saber: Chico Buarque e Paulinho da Viola). A idéia é buscar tal conhecimento histórico e crítico do processo social brasileiro ao reconhecer no encadeamento contraditório destes músicos a imagem musical dos traumas sociais brasileiros das décadas de 1960-1970 (a saber imposição política da ditadura militar em 1964 por meio do golpe e seu endurecimento para a classe média em 1968 com o AI-5, bem como o prenuncio da redemocratização com a Anistia em 1979). Nestes termos, será necessário especificar a posição por assim dizer estético-ideológica (ou seja: o testemunho musical da História era recalque ou consciência crítica do processo?) das obras estudadas com relação ao processo histórico, se possível gerando a possibilidade de materialização da energia crítica depositada nas obras musicais. Como hipótese geral, formula-se a idéia de que tal processo pode ser descrito, a partir de sua estrutura musical, com a progressiva passagem da moderna canção brasileira para os domínios do fetichismo da mercadoria, de onde toda crítica se torna insustentável. Desta forma, a estruturação misteriosa do capital e a redemocratização política do Brasil se encontram na figuração musical de um período, de cujos meandros os músicos quase nunca tinham conhecimento, mas dos quais deram uma imagem (dialética ou retificada, é o que nos resta saber). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Manoel Dourado. Notas de testemunho e recalque: uma experiência musical dos traumas sociais brasileiros em Chico Buarque e Paulinho da Viola (de meados da década de 1960 a meados da década de 1970). 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.