Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia da Escherichia coli enteroinvasora III: expressão dos genes de virulência e a modulação da resposta inflamatória em enterócitos

Processo: 05/56960-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Marina Baquerizo Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli  Shigella  Imunidade inata  Citocinas  Inflamação  Expressão de proteínas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Eiec | Imunidade Inata | Inflamacao | Invasao | Shigella

Resumo

Escherichia coli enteroinvasora (EIEC), assim como Shigella, invade a mucosa do cólon com destruição tecidual e inflamação, causando disenteria. Amostras de EIEC possuem características bioquímicas e genéticas muito semelhantes as de Shigella, porém para que ocorra um processo infeccioso são necessárias 102 células de Shigella e 106 células de EIEC. Em estudos que estão sendo conduzidos em nosso laboratório foi possível observar que: (i) a cinética de invasão em macrófagos murinos da linhagem J774 difere entre as espécies de Shigella e EIEC; (ii) há diferenças na expressão de alguns genes envolvidos na invasão, comparando-se Shigella e EIEC em ensaios de invasão em macrófagos J774. Também estão sendo observadas diferenças na cinética de expressão de mediadores inflamatórios, como citocinas e óxido nítrico. (iii) há diferenças na cinética de migração das células mononucleares e polimorfonucleares para o peritônio de camundongos infectados com Shigella e EIEC. Estes resultados sinalizam que as células do hospedeiro, envolvidas no processo, respondem de forma diversificada frente a essas duas espécies. As células do epitélio intestinal participam ativamente da imunidade da mucosa, produzindo mediadores inflamatórios como citocinas, quimiocinas e óxido nítrico. Para melhor entendimento da patogênese da infecção por EIEC, este estudo propõe-se a comparar o nível de expressão de proteínas envolvidas na invasão, escape e disseminação de EIEC e Shigella em células epiteliais-intestinais da linhagem Caco-2; além disso, caracterizar a resposta inflamatória modulada por este microrganismo nestas células, uma vez que a mucosa intestinal é a primeira linha de defesa do organismos p contra esta bactéria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS MORENO, ANA CAROLINA; FERREIRA, LUCAS GONCALVES; MARTINEZ, MARINA BAQUERIZO. Enteroinvasive Escherichia coli vs. Shigella flexneri : how different patterns of gene expression affect virulence. FEMS Microbiology Letters, v. 301, n. 2, p. 156-163, . (05/56960-6)