Busca avançada
Ano de início
Entree

Mutualismo e beneficencia em florianopolis - sc

Processo: 05/58196-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Claudio Henrique de Moraes Batalha
Beneficiário:Rafaela Leuchtenberger
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalhadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Associacoes Mutualistas | Beneficiencia | Florianopolis | Socorro Mutuo | Trabalhadores

Resumo

A pesquisa busca investigar as associações mutualistas, beneficentes e recreativas dos trabalhadores da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, em fins do século XIX e início do século XX, verificando a relação que estas desenvolviam entre si, com o Estado e a sociedade num todo. Será realizada uma análise de seus grupos sociais, na tentativa de traçar um perfil dos trabalhadores organizados. Uma dúvida que se procurará responder nesta análise é o porquê do surgimento de diversas associações, de mesmas características gerais, em uma cidade pequena, que contava com um grupo de trabalhadores proporcional ao seu tamanho. A cidade de Florianópolis possuía grande importância política enquanto capital do estado e sede dos órgãos administrativos, assim como econômica, desenvolvida através do porto e do serviço público. Grandes modificações estruturais no período trabalhado atraíram para a capital grande número de trabalhadores. O recorte cronológico escolhido inicia em 1891, ano de fundação da Liga Operária, primeira entidade mutualista que se tem conhecimento na cidade, e vai até 1930, devido as grandes mudanças ocorridas nas relações de trabalho a partir deste ano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEUCHTENBERGER, Rafaela. O labaro protetor da classe operaria: as associações voluntarias de socorros-mutuos dos trabalhadores em Florianopolis, Santa Catarina (1886-1932). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.