Busca avançada
Ano de início
Entree

Microrganismos simbioticos na cultura do amendoim em sistemas de plantio direto e convencional.

Processo: 06/03660-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Milene Moreira da Silva
Beneficiário:Milene Moreira da Silva
Instituição Sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia do solo  Diversidade  Ecologia  Amendoim 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amendoim | Diversidade | Ecologia | Rizobios | microbiologia do solo

Resumo

O Plantio direto tem como características o não-revolvimento do solo e a manutenção de restos culturais sobre sua superfície. Nesse manejo, o solo é perturbado o mínimo possível em sua estrutura física e características biológicas, em oposição ao plantio convencional, caracterizado por processos que acabam por acelerar o desgaste dos solos. O aumento da matéria orgânica propiciado pelo plantio direto deve conduzir a um aumento da atividade microbiana do solo, pelo aumento da disponibilidade de nutrientes e energia, além de influenciar na diversidade de microrganismos simbiontes. O amendoim é uma cultura em expansão no Estado de São Paulo. A produção não só atende à demanda de consumo interno como também registra um crescimento adicional, motivado pelas oportunidades de exportação do produto brasileiro. Poucos estudos têm sido realizados comparando sistemas de plantio direto e convencional, principalmente em relação aos microrganismos simbiontes, como fungos micorrízicos (FMAs) e rizóbios que estão presentes na cultura do amendoim. O entendimento da dinâmica das populações nativas é muito importante para estudos ecológicos, uma vez que algumas características podem estar relacionadas às condições edafo-climáticas específicas. Com esse intuito pretende-se realizar um levantamento dos FMAs e rizóbios associados ao amendoim em sistema de plantio direto e convencional com o objetivo de identificar os simbiontes, além de selecionar rizóbios nativos eficientes para o amendoim. Serão coletados solo e raízes de plantas em diferentes regiões do Estado em sistemas de plantio direto e convencional. Será realizada a caracterização dos FMAs nativos, para comparação de sua diversidade, avaliação da colonização micorrízica e o isolamento e caracterização fenotípica dos rizóbios, de ambos os sistemas de produção. Posteriormente, serão instalados experimentos em casa de vegetação, para avaliar os isolados de rizóbios obtidos, quanto a nodulação, rendimento de matéria seca, eficiência agronômica em relação ao controle com N fertilizante e acúmulo de N na parte aérea das plantas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANZ WALTER RIEGER HIPPLER; MILENE MOREIRA; NAISSA MARIA SILVESTRE DIAS; EMILIO RODOLFO HERMANN. Fungos micorrízicos arbusculares nativos e doses de fósforo no desenvolvimento do amendoim RUNNER IAC 886. Rev. Ciênc. Agron., v. 42, n. 3, p. 605-610, . (06/03660-8, 08/56785-8)
FRANZ WALTER RIEGER HIPPLER; MILENE MOREIRA. Dependência micorrízica do amendoinzeiro sob doses de fósforo. Bragantia, v. 72, n. 2, p. 184-191, . (06/03660-8, 08/56785-8)