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Os modelos plasticos auxiliares e suas funcoes entre os pintores italianos.

Processo: 06/53541-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Marques Filho
Beneficiário:Alexandre Ragazzi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arte italiana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Italiana | Frederico Zuccaro (1543-1609) | Giorgio Vasari (1511-1574) | Literatuta Artistica

Resumo

Os modelos plásticos auxiliares - peças em argila ou cera, confeccionadas com a única finalidade de servir como modelo para a produção pictórica - começaram a ser utilizados por pintores, segundo parece, em Florença no último quarto do século XV. Entretanto, a prática aqui em questão apenas tardiamente se desenvolveu na Itália setentrional, e quando isso ocorreu já na segunda metade do século XVI, estava investida de preocupações que de modo algum afligiam os artistas toscanos. Para estes, a principal função dos modelos era auxiliar a resolver problemas de planejamento, iluminação e pose da figura; para os artistas setentrionais, além dessas funções, os modelos atuavam na resolução de questões referentes ao escorço e à iluminação - de modo muito mais acentuado do que ocorrera na Toscana. Ao mesmo tempo, pode-se perceber que, por volta do final do século XVI, a utilização de modelos plásticos auxiliares encontra cada vez menos adeptos, e a compreensão desse fenômeno representa o objeto principal da pesquisa que se pretende realizar. Para tanto, a atenção estará voltada para o período que se estendeu entre a segunda edição das Vite (1568), de Giorgio Vasari, e a publicação de L'Idea de Pittori, Scultori, et Architetti (1607), de Federico Zuccaro. A importância de Vasari justifica-se pelo fato de que em sua obra encontra-se o maior número de citações a respeito da prática em questão. Quanto a Zuccaro, ele é o primeiro autor um que, claramente, percebe-se que a prática não é mais recomendada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAGAZZI, Alexandre. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos: com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.