Busca avançada
Ano de início
Entree

Posicionamento de frutas brasileiras no exterior do ponto de vista do consumidor: um estudo comparativo da imagem de frutas estrangeiras no mercado holandes.

Processo: 06/54757-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Dirceu Tornavoi de Carvalho
Beneficiário:Lucas Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Exportação   Alimentos processados   Posicionamento   Comportamento do consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentos Processados | Comportamento Do Consumidor | Estado E Sao Paulo | Exportacao | Mercado Europeu | Posicionamento

Resumo

Nos últimos anos a participação brasileira no mercado externo atingiu números jamais antes vistos, levando o Brasil a ser considerado um dos principais fornecedores mundiais de alimentos, com destaque no abastecimento de países do primeiro mundo, especialmente da Europa. Para atingir este patamar, fez-se necessária grande concentração de esforços das pequenas e médias empresas brasileiras para adequação às barreiras técnicas e medidas sanitárias e fitossanitárias, que por conseqüência deixou em segundo plano, estudos mais bem planejados visando o entendimento do comportamento do consumidor estrangeiro. Esforços de segmentação que busquem delimitar o público-alvo e melhor atender às particularidades e necessidade locais, principalmente no setor de alimentos, vêm sendo cada dia mais valorizados. Assim sendo, o objetivo da pesquisa será determinar alternativas promissoras de posicionamento para alimentos processados brasileiros no mercado europeu, levando-se em conta aspectos do comportamento do consumidor. Serão levantados os hábitos de consumo e atitudes do consumidor de alguns países europeus em relação aos alimentos processados focados, por meio da aplicação de uma pesquisa conclusiva descritiva em alunos de universidades européias. Fazendo-se uso de análise estatística multivariada, o grau e o caráter da relação entre essas variáveis e alguns fatores de diferenciação da oferta serão medidos de forma a auxiliar a escolha de cabíveis posicionamentos para os produtos no exterior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Lucas. Posicionamento de frutas brasileiras no exterior do ponto de vista do consumidor: um estudo comparativo da imagem de frutas estrangeiras no mercado holandês. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.