Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da associacao entre treinamento fisico e tratamento farmacologico com betabloqueadores sobre a cardiomiopatia por hiperatividade simpatica em camundongos.

Processo: 06/56123-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Andréa Somolanji Vanzelli
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/04588-8 - Efeito do treinamento físico na cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática em camundongos knockout para os receptores alfa 2a e alfa 2a e alfa 2c adrenérgicos, AP.JP
Assunto(s):Treinamento físico   Cálcio intracelular   beta-Bloqueadores   Insuficiência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta-Bloqueadores | Calcio Intracelular | Hiperatividade Simpatica | Insuficiencia Cardiaca | Treinamento Fisico

Resumo

Atualmente, o tratamento da insuficiência cardíaca (IC) não conta apenas com um tipo de intervenção. Inúmeros medicamentos são utilizados no intuito de impedir a progressão da doença, dentre eles, os beta-bloqueadores (BB). Outra intervenção não-medicamentosa importante é o treinamento físico (TF), que quando realizado em intensidade adequada, melhora a qualidade de vida do portador de IC. Nos dois tipos de intervenção, observamos benefícios para esses pacientes que podem ser comuns ou específicos de cada intervenção. Portanto, a associação dessas terapias poderá potencializar os efeitos de ambos, assim como, otimizar a terapia da IC. Dando continuidade ao projeto iniciado no mestrado, onde identificamos e comparamos a eficácia de BBs na prevenção da cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática, no projeto proposto, pretendemos associar o uso de BB ao TF. Para isso, utilizaremos modelo genético de insuficiência cardíaca induzida por hiperatividade simpática em camundongos. No mestrado, verificamos que os BBs mais eficazes, dentre os 3 utilizados (propranolol, metoprolol e carvedilol) foram o metoprolol e carvedilol, respectivamente de 2ª e 3ª geração. Portanto, no presente projeto associaremos o tratamento com esses BBs ao TF, analisando possíveis alterações sobre o sistema cardiovascular. Além disso, estudaremos a expressão das proteínas envolvidas na regulação do cálcio intracelular, que reconhecidamente estão implicadas na melhora da função cardíaca por ambas as terapias supracitadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANZELLI, ANDREA S.; MEDEIROS, ALESSANDRA; ROLIM, NATALE; BARTHOLOMEU, JAN B.; CUNHA, TELMA F.; BECHARA, LUIZ G.; GOMES, ENEAS R. M.; MATTOS, KATT C.; SIRVENTE, RAQUEL; SALEMI, VERA; et al. Integrative Effect of Carvedilol and Aerobic Exercise Training Therapies on Improving Cardiac Contractility and Remodeling in Heart Failure Mice. PLoS One, v. 8, n. 5, . (06/56123-0, 10/50048-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VANZELLI, Andréa Somolanji. Efeitos da associação entre treinamento físico e tratamento farmacológico com -bloqueadores sobre a cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática em camundongos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.