Bolsa 11/00728-9 - NF-kappa B, Estresse oxidativo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição do estresse oxidativo para a ativação das vias NF-kB, FOXO e MAPK na atrofia muscular associada à insuficiência cardíaca: efeito do treinamento físico aeróbico e do tratamento com N-acetilcisteína

Processo: 11/00728-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Telma Fátima da Cunha Moraes
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):NF-kappa B   Estresse oxidativo   Treinamento físico   Fisiologia do exercício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse oxidativo | FoxO | Mapk | N-Acetilcisteína | NF-kB | treinamento físico | Fisiologia do Exercício

Resumo

A atrofia muscular está associada ao mau prognóstico de muitas doenças sistêmicas, tais como câncer e insuficiência cardíaca, onde a perda de massa muscular aumenta significantemente a morbidade e mortalidade desses pacientes. Na atrofia ocorre um desequilíbrio entre síntese e degradação protéica, que está relacionada ao aumento do estresse oxidativo e produção reduzida de antioxidantes, favorecendo o catabolismo protéico. O aumento do estresse oxidativo pode promover a ativação de vias de sinalização que estão envolvidas com o aumento da degradação protéica, tais como, NF-kB, FOXO e MAPK, as quais estimulam o aumento da expressão de componentes do sistema ubiquitina proteassoma dependente de ATP. No trabalho de dissertação de mestrado financiado pela FAPESP (ver manuscrito em preparação anexo), observamos que camundongos com insuficiência cardíaca apresentavam atrofia muscular e aumento do estresse oxidativo no músculo plantaris (redução no balanço redox representado pela razão GSH:GSSO, aumento da hidroperoxidação lipídica e de proteínas oxidadas) associados a uma ativação do sistema ubiquitina proteassoma. Esses achados corroboraram o aumento da atividade do sistema ubiquitina proteassoma em biopsia de vasto lateral de pacientes com insuficiência cardíaca.No presente projeto de doutorado, pretendemos dar prosseguimento ao trabalho e avaliar o papel relativo das vias de sinalização NF-kB, FOXO e MAPK, ativadas por estresse oxidativo, sobre a atividade do sistema ubiquitina proteassoma em camundongos com insuficiência cardíaca induzida por hiperatividade simpática. Como demonstramos anteriormente que o treinamento físico aeróbico é uma estratégia terapêutica não farmacológica eficaz na redução do estresse oxidativo e restabelecimento da atividade do sistema ubiquitina proteassoma em camundongos com insuficiência cardíaca, avaliaremos o efeito do treinamento físico aeróbico (estratégia não farmacológica) e da administração do antioxidante N-acetilcisteína (estratégia farmacológica) sobre o estresse oxidativo e sua influência na ativação das vias de sinalização propostas. Além do estudo em modelo genético de insuficiência cardíaca por hiperatividade simpática, pretendemos avaliar de forma mais detalhada a interação entre as vias NF-kB, FOXO e MAPK utilizando linhagem de células musculares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, T. F.; VIEIRA, J. S.; SANTOS, J. B.; COELHO, M. A.; BRUM, P. C.; GABRIEL-COSTA, D.. Lactate modulates cardiac gene expression in mice during acute physical exercise. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 55, n. 1, p. 9-pg., . (15/22814-5, 11/00728-9, 14/25957-9)
CUNHA, TELMA F.; BECHARA, LUIZ R. G.; BACURAU, ALINE V. N.; JANNIG, PAULO R.; VOLTARELLI, VANESSA A.; DOURADO, PAULO M.; VASCONCELOS, ANDREA R.; SCAVONE, CRISTOFORO; FERREIRA, JULIO C. B.; BRUM, PATRICIA C.. Exercise training decreases NADPH oxidase activity and restores skeletal muscle mass in heart failure rats. Journal of Applied Physiology, v. 122, n. 4, p. 817-827, . (12/05765-2, 14/23703-0, 11/00728-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Telma Fátima da Cunha. Contribuição do estresse oxidativo para a ativação das vias NF-kB, FOXO e MAPK para atrofia muscular associada à insuficiência cardíaca: efeito do treinamento físico aeróbico. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.