Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito isolado do exercicio fisico, iniciado em diferentes momentos, sobre a perfomance reprodutiva de ratas nao-diabeticas e diabeticas.

Processo: 06/57202-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Gustavo Tadeu Volpato
Beneficiário:Héllen Pontes da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Exercício físico   Prenhez   Ratos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Exercicio Fisico | Perfomance Reprodutiva | Prenhez | Ratos

Resumo

O estado diabético materno afeta o crescimento e o desenvolvimento fetal em decorrência de alterações no metabolismo do embrião. E bastante comum a prática de exercício no controle do diabete. Porém, a grande dúvida está na relação entre os potenciais riscos e benefícios para o desenvolvimento fetal em função da atividade física na gestação, seja ela complicada ou não peto diabete materno. Com o objetivo de avaliar a influência do exercício físico na evolução da prenhez em ratas prenbes não-diabéticas e com diabete induzido por Streptozotocin. Para isto, ratas Wistar prenhes constituirão oito grupos experimentais, de acordo com a presença ou não do diabete e submetidas ou não ao exercício físico. O diabete será induzido antes da prenhez por injeção intravenosa de Streptozotocin (40 mg/kg de peso corpóreo). Animais diabéticos e não-diabéticos serão submetidos ao exercício em diferentes momentos. O exercido seguirá um programa de natação pré-estabelecido, iniciado um mês antes da prenhez (grupos com exercício prévio), no dia zero (grupos com exercício no início da prenhez) ou sétimo dia de prenhez (grupos com exercício iniciado após o período de implantação embrionária). Os grupos controles serão constituídos por animais não-diabéticos e diabéticos que não praticarão exercício. Os animais de cada grupo experimental serão monitorados durante a prenhez quanto ao ganho de peso e glicemia e serão mortos no 21º dia de prenhez para avaliação da performance reprodutiva e análise dos recém-nascidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, DEBORA CRISTINA; SILVA, HELLEN PONTES; VAZ, GEIZI FATIMA; VASQUES-SILVA, FRANCINE APARECIDA; PARANHOS CALDERON, IRACEMA MATTOS; CUNHA RUDGE, MARILZA VIEIRA; CAMPOS, KLEBER EDUARDO; VOLPATO, GUSTAVO TADEU. Diabetic Rats Exercised Prior to and During Pregnancy: Maternal Reproductive Outcome, Biochemical Profile, and Frequency of Fetal Anomalies. REPRODUCTIVE SCIENCES, v. 20, n. 7, p. 730-738, . (06/57202-0, 05/02386-7)