Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da administração aguda e prolongada de diazepam sobre parâmetros imunológicos e bioquímicos de ratos

Processo: 06/58540-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Regina Lúcia de Moraes Moreau
Beneficiário:Camila Bento de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14128-0 - Neuroimunomodulação: efeitos do estresse e de citocinas nas relações bidirecionais entre os sistemas nervosos central e imune, AP.TEM
Assunto(s):Diazepam   Imunidade   Linfócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diazepam | Imunidade | Linfocitos | Tratamento Agudo | Tratamento Prolongado

Resumo

Os benzodiazepínicos representam um grande avanço no tratamento da ansiedade e se caracterizam por afiarem em sítios receptores localizados no Sistema Nervoso Central (SNC), e que estão acoplados aos receptores GABAA. Porém, estudos recentes têm relatado a existência de PBR, que são receptores benzodiazepínicos localizados, em sua maioria, fora do SNC e sua ligação com a resposta imune. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos e os níveis plasmáticos da administração aguda e prolongada de diazepam sobre parâmetros imunológicos e bioquímicos de ratos. Será realizado um tratamento agudo e um tratamento prolongado (21 dias), onde os animais serão divididos em dois grupos, sendo estes veículo e diazepam 1 mg/kg. Como parâmetros imunológicos serão avaliados a fenotipagem de linfócitos T e linfócitos B, a apoptose, a proliferação linfocitária e a produção de citocinas pré e pós inflamatórias. Com relação aos parâmetros bioquímicos serão avaliados os níveis séricos de corticosterona e os níveis plasmáticos de diazepam. Para a dosagem plasmática de diazepam será desenvolvido um método de microextração em fase líquida e cromatografia gasosa com detector nitrogênio-fósforo. Optou-se pelo tratamento prolongado de 21 dias para verificar se há desenvolvimento de tolerância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, CAMILA BENTO; SAKAI, MONICA; LATORRE, ANDREIA OLIVEIRA; DE MORAES MOREAU, REGINA LUCIA; PALERMO-NETO, JODO. Effects of different closes and schedules of diazepam treatment on lymphocyte parameters in rats. International Immunopharmacology, v. 10, n. 11, p. 1335-1343, . (06/58540-7, 04/14128-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Camila Bento de. Efeitos da administração aguda e prolongada de diazepam sobre parâmetros imunológicos de ratos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.