Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da microdureza de dois cimentos resinosos auto-adesivos utilizados na cimentacao de pinos de fibra em diferentes condicoes de polimerizacao.

Processo: 07/02612-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Pegoraro
Beneficiário:Marcelo Barbosa Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Próteses e implantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimentação Adesiva | Prótese

Resumo

Os cimentos resinosos têm sido largamente utilizados na odontologia restauradora com a finalidade de reter o pino intra-radicular e dissipar tensões entre este e a raiz. Entretanto, porções não polimerizadas do cimento podem comprometer a eficiência do conjunto, desencadeando tensões que podem culminar na falha da restauração. O objetivo deste trabalho será avaliar a microdureza de dois cimentos resinosos auto-adesivos de polimerização dual (Rely X - Unicem ,3M ESPE e Biscem-Bisco), empregados na cimentação de pinos de fibra de vidro quando submetidos à fotopolimerização ou deixados polimerizar apenas quimicamente. Serão utilizados incisivos bovinos, que após tratamento endodôntico serão distribuídos em quatro grupos para a cimentação de pinos Fibrekor (Jeneric/Pentron). No grupo A (grupo controle) os espécimes serão mantidos em ambiente à prova de luz para que ocorra a polimerização química não sendo submetidos à fotopolimerização. No grupo B os espécimes serão cimentados e submetidos à fotopolimerização imediata, e no grupo C a fotopolimerização será feita após 5 minutos. Após 7 dias, os espécimes serão seccionados ao meio, no sentido longitudinal, e terão suas superfícies internas polidas e levadas ao microdurômetro para avaliação da microdureza ao longo da linha de cimento. Em seguida, os mesmos serão armazenados em água deionizada por 3 meses e terão a microdureza reavaliada após este período, para a análise da influência da água na degradação do cimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, MARCELO BARBOSA; PEGORARO, THIAGO AMADEI; PEGORARO, LUIZ FERNANDO; CARVALHO, RICARDO MARINS. Effects of curing protocol and storage time on the micro-hardness of resin cements used to lute fiber-reinforced resin posts. Journal of Applied Oral Science, v. 20, n. 5, p. 556-562, . (07/02612-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Marcelo Barbosa. Avaliação da microdureza de cimentos resinosos dual utilizados na cimentação de pinos de fibra de vidro submetidos a diferentes condições de polimerização e armazenamento em água. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.