Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificacao de bacterias produtoras de auxinas associadas as raizes de orquideas

Processo: 07/52874-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Renato Fernandes Galdiano Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Conservação   Orchidaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aia | Conservacao | Microbiota | Orchidaceae | Pgpr | Sequenciamento 16S Dna

Resumo

A família Orchidaceae é uma das maiores e mais diversificadas do reino vegetal, com várias espécies registradas no mundo inteiro. O Brasil dispõe de grande biodiversidade dessas espécies, principalmente das epífitas. No entanto, o desbravamento e derrubada de áreas, como as do Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica, têm ameaçado e levado à extinção algumas dessas espécies. Um número significativo de bactérias, que se encontram associadas na rizosfera, pode trazer benefícios para o crescimento da planta. Este grupo é conhecido como rizobactérias promotoras de crescimento, PGPR. O principal efeito das PGPRs sobre as plantas é o fornecimento de reguladores de crescimento como auxinas e, conseqüentemente, auxiliando no crescimento da raiz e da parte área do vegetal. Apesar da importância e do potencial econômico, o grau de conhecimento que se tem até o momento sobre os microrganismos envolvidos na germinação simbiótica e crescimento de orquídeas é ainda pequeno. A avaliação e quantificação da produção de auxina por bactérias associadas às raízes auxiliarão na definição de tratos culturais visando ao aumento da produtividade nestas plantas. São escassos os estudos como os conhecimentos da composição e diversidade da população microbiana de orquidáceas brasileiras, indispensáveis para o aprimoramento das técnicas de cultivo. O estudo tem como objetivo o isolamento e caracterização de PGPRs que habitam o velame de orquídeas brasileiras de elevada importância ecológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALDIANO JUNIOR, RENATO FERNANDES; NASCIMBEM PEDRINHO, ELIAMAR APARECIDA; LUQUE CASTELLANE, TEREZA CRISTINA; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. AUXIN-PRODUCING BACTERIA ISOLATED FROM THE ROOTS OF Cattleya walkeriana, AN ENDANGERED BRAZILIAN ORCHID, AND THEIR ROLE IN ACCLIMATIZATION. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 3, p. 729-737, . (07/52874-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALDIANO JÚNIOR, Renato Fernandes. Isolamento, identificação e inoculação de bactérias produtoras de auxinas associadas às raízes de orquídeas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.