Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de sorção de metais e compostos orgânicos por levedura para a biorremediação de resíduos industriais

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe o emprego de leveduras para a sorção de metais pesados e contaminantes orgânicos de origem antropogênica. Tal pesquisa visa gerar subsídios para tratamento de resíduos industriais e biorremediação de ambientes aquáticos. Diferentes parâmetros serão avaliados para melhorar a capacidade de sorção do biossorvente, tais como pré-tratamento do biossorvente, efeito do pH, temperatura, concentração dos analitos e do biossorvente na solução, meio de sorção, força iônica do meio e a presença de concomitantes. Além disso, serão investigados a cinética de sorção, a regeneração do biossorvente após sorção e os modelos isotérmicos que descrevam o comportamento de sorção dos analitos pelo biossorvente empregado. Está prevista também a caracterização dos sítios ativos do biossorvente envolvidos na sorção dos analitos de interesse, que será realizada por titulação potenciométrica associada à espectroscopia de infravermelho (IR) e a estudos de ressonância magnética nuclear (RMN). Os resíduos finais do processo de sorção serão submetidos a diferentes tratamentos fotodegradativos com o objetivo de torná-Ios passíveis de descarte no meio ambiente sem perigo de danos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEÓRGIA LABUTO; BIANCA TRAMA; GEISON CASTRO DA SILVEIRA GUELLER; BRUNA DE SOUZA GUARNIERI; FERNANDO VITORINO DA SILVA; ROBERTA COLLAZO. Sorção de metais por levedura viva e resíduo de levedura modificado por processos de aquecimento. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 3, p. 510-519, . (07/53860-6)
GEÓRGIA LABUTO; LILIA RIBEIRO DA SILVA; HERON DOMINGUEZ TORRES DA SILVA; ELMA NEIDE VASCONCELOS MARTINS CARRILHO; NORBERTO SANCHES GONCALVES; CHRISTIANE DE ARRUDA RODRIGUES. Degradação de resíduo sólido de biomassa de levedura da indústria de etanol empregando processos Fenton e UV-Fenton assistidos por análise multivariada. Rev. Ambient. Água, v. 12, n. 6, p. 946-963, . (16/06271-4, 07/53860-6)