Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia populacional e dieta de Stellifer rastrifer (Jordan, 1889), S. stellifer (Bloch, 1790) e S. brasiliensis (Schultz, 1945) (Perciformes, Sciaenidae) na Enseada de Caraguatatuba, SP

Processo: 07/56738-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Maíra Pombo
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Dieta   Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Populacional | Dieta | Enseada De Caraguatatuba | Impactos Ambientais | Scianidae | Stellifer

Resumo

O presente projeto visa estudar a biologia populacional e a dieta de Stellifer rastrifer, S. stellifer e S. brasiliensis (Perciformes, Sciaenidae) na Enseada de Caraguatatuba, litoral norte paulista. Coletas mensais foram realizadas em duas áreas pré-definidas (Sul e Norte) no período de agosto/2003 a outubro/2004 com a utilização de redes de arrasto de porta entre 1 e 4 m de profundidade. Todos os peixes capturados das três espécies terão o tamanho registrado. A densidade e o tamanho médio desses peixes serão comparados entre as duas áreas e entre os meses amostrados. O sexo e o estádio de maturação gonadal serão determinados para 160 indivíduos, sorteados ao acaso ao longo do ano. Esses mesmos indivíduos terão suas dietas examinadas pela identificação, quantificação, mensuração do volume e pesagem dos itens contidos no tubo digestivo. Assim, o presente estudo representa uma contribuição ao conhecimento sobre a biologia dessas três espécies do gênero Stellifer, freqüentemente encontradas na fauna acompanhante da pesca do camarão sete-barbas e abundantes na Enseada de Caraguatatuba. O estudo também pretende detectar possíveis sobreposições na dieta das três espécies, além de fornecer subsídios para a avaliação de instrumentos de gerenciamento costeiro que estão sendo planejados e implementados na região de estudo. Por fim, este estudo faz parte de um projeto mais amplo que visa identificar a influência de espécies predadores no controle da população do bivalve Tivela mactroides, comumente utilizado pela população da Enseada de Caraguatatuba como alimento, através do conhecimento da dieta de organismos, inclusive peixes, numericamente importantes nesta região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POMBO, MAIRA; DENADAI, MARCIA REGINA; TURRA, ALEXANDER. Population biology of Stellifer rastrifer, S. brasiliensis and S. stellifer in Caraguatatuba Bay, northern coast of São Paulo, Brazil. Brazilian Journal of Oceanography, v. 60, n. 3, p. 271-282, . (05/60041-6, 06/57575-1, 07/56738-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POMBO, Maíra. Biologia populacional e dieta de Stellifer rastrifer (Jordan, 1889) S. stellifer (Bloch, 1790) e S. brasiliensis (Schultz, 1945) (Perciformes, Sciaenidae) na Enseada de Caraguatabuba (SP). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.