Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do papel dos mastocitos no processo de osseointegracao de implantes: estudo in vitro da influencia de nanotopografia de superficies de titanio.

Processo: 07/57323-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Constance Oliver
Beneficiário:William Marcatti Amaru Maximiano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotopografia   Adesão   Próteses e implantes   Mastócitos   Ósseointegração   Titânio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Implante | Mastocitos | Nanotopografia | Osseointegracao | Titanio

Resumo

Os biomateriais são compostos utilizados na implantologia com objetivo de restaurar, aumentar ou substituir, temporária ou permanentemente, partes danificadas do corpo. Dentre estes materiais, o titânio e suas ligas são amplamente utilizados, pois reúnem uma combinação de características mais compatíveis quando comparados a outros biomateriais. Um dos principais objetivos das pesquisas com os biomateriais tem sido o desenvolvimento de novas superfícies visando promover a integração tecidual e estimular o processo de reparo que ocorre na interface implante-tecido. Dessa forma, tem sido crescente o desenvolvimento de superfícies de biomateriais nanoestruturadas, definidas como aquelas que apresentam aspectos topográficos de dimensões que variam entre 1 e 100-150 nm. Devido à ampla cascata de eventos celulares e extracelulares envolvidos no início do processo de osseointegração dos implantes de titânio, toma-se necessário o estudo de diferentes fenótipos celulares em resposta à nanotopografia de superfícies de titânio. Os mastócitos podem participar ativamente do processo de osseointegração devido às suas características funcionais. Estas células produzem e liberam alguns mediadores como o FGF e o TGF-β, que agem na modulação e reparação dos tecidos, e a histamina, que atua na remodelação óssea durante os estágios iniciais de reabsorção óssea. Estudos mostrando o papel dos mastócitos nos implantes dentários de Ti são praticamente inexistentes, principalmente, aqueles relacionados com a nanotopografia de titânio. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar e caracterizar a influência da nanomodificação de superfície por tratamento químico com H2SO4/H2O2 em discos de titânio comercialmente puro no comportamento de mastócitos no processo de osseointegração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARU MAXIMIANO, WILLIAM MARCATTI; MAZUCATO, VIVIAN MARINO; DE OLIVEIRA, PAULO TAMBASCO; JAMUR, MARIA CELIA; OLIVER, CONSTANCE. Nanotextured titanium surfaces stimulate spreading, migration, and growth of rat mast cells. Journal of Biomedical Materials Research Part A, v. 105, n. 8, p. 2150-2161, . (07/57323-5, 09/54013-0)