Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospeccao em fungos filamentosos: producoes e caracterizacao de fitases com aplicacao em racao animal.

Processo: 07/58878-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli
Beneficiário:Alexandre Maller
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/07935-6 - Bioprospecção de fungos: a busca de compostos importantes para o projeto de remédios e enzimas para aplicações farmacêuticas e industriais, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ração   Fungos termófilos   Fitases   Fósforo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fitases | Fitato | Fosforo | Fungos Termofilicos | Monogastrico | Racao

Resumo

O fósforo é um nutriente importante e limitado para sistemas biológicos no ambiente, sendo que o ácido fitico é a principal forma de armazenamento deste composto em vegetais. O fósforo do fitato apresenta-se indisponível pára animais monogástricos devido à ausência ou quantia insuficiente de enzimas degradantes em seu trato digestivo. As fitases são enzimas que hidrolisam a ligação éster do fitato liberando inositol mais fosfato inorgânico e podem ser divididas em histidino-fosfatase ácida (HAP), fitase ß-hélice (BPP) e fosfatase ácida púrpura (PAP), sendo que apresentam alto potência de uso biotecnologia) para disponibilizar o fósforo presente na ração animal. O Reino Fungi possui mais de 77000 espécies, muitas ainda não estudadas. Estes microrganismos secretam enzimas para o meio extracelular degradando macromoléculas a fim de serem utilizadas como fonte de nutrientes. O objetivo desse projeto é coletar e isolar fungos, a partir do solo ou material em decomposição, como compostagem proveniente de zoológicos, de termas e áreas de reflorestamento do Estado de São Pauto. Selecionar bons produtores de fitases, preferencialmente, com características termofilicas/termotolerante e que ainda não foram estudados. Após identificação taxonômica dos fungos selecionados, serão otimizadas as condições de cultivo para um microrganismo com características relevantes, quanto as fontes nutricionais e parâmetros físico-químicos. Será testada a eficácia das fitases para disponibilizar fosfato em ração animal. As enzimas serão caracterizadas através de métodos cromatográficos, serão purificadas e terão seus aminoácidos seqüenciados. Os resultados obtidos contribuirão não só para catalogar espécies não estudadas e/ou não documentadas do Estado de São Paulo, como também contribuirão para um melhor entendimento dos mecanismos regulatórios e propriedades funcionais das fitases em fungos filamentosos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA-MALDONADO, RAQUEL; MALLER, ALEXANDRE; BONNEIL, ERIC; THIBAULT, PIERRE; BOTELHO-MACHADO, CARLA; WARD, RICHARD JOHN; TEIXEIRA DE MORAES POLIZELI, MARIA DE LOURDES. Biochemical properties of glycosylation and characterization of a histidine acid phosphatase (phytase) expressed in Pichia pastoris. Protein Expression and Purification, v. 99, p. 43-49, . (10/52322-3, 07/58878-0)
MALLER, ALEXANDRE; OLIVEIRA DE QUADROS, THAYS CRISTINA; JUNQUEIRA, OTTO M.; GRANA, ALFREDO LORA; DE LIMA MONTALDI, ANA PAULA; ALARCON, RICARDO FERNANDES; JORGE, JOAO ATILIO; POLIZELI, MARIA DE LOURDES T. M.. Biochemical effect of a histidine phosphatase acid (phytase) of Aspergillus japonicus var. Saito on performance and bony characteristics of broiler. SPRINGERPLUS, v. 5, . (10/52322-3, 07/58878-0)