Busca avançada
Ano de início
Entree

O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: Políticas Compensatórias e Avaliação de Rendimento

Processo: 08/02350-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alberto Albuquerque Gomes
Beneficiário:Eduard Angelo Bendrath
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola da família | Poliíticas públicas | Políticas Compensatórias | políticas públicas

Resumo

Podemos entender políticas públicas como medidas e estratégias de caráter público que regulam e definem as atividades do Estado. A direta influência econômica de organismos internacionais no Estado, caracterizamos como resultados de acordos multilaterais com metas pré-estabelecidas. A Educação é ponto de partida para muitos desses acordos, onde a redução do analfabetismo, abertura cultural e a qualificação da mão de obra são processos característicos cujo objetivo primário é o "aquecimento" da economia. Tendo como horizonte tais políticas, o governo paulista instituiu em 2003 com apoio da Unesco e outros órgãos não-governamentais, o Programa Escola da Família, favorecendo o acesso das comunidades intra e extra-escolar a formas de educação não formal, abrangendo toda a rede de escolas da Secretaria de Educação de São Paulo. No final de 2006 com a troca de governo estadual houve um corte drástico de recursos destinados ao projeto, e mais de 50% das escolas da rede estadual teve as atividades do programa encerradas por medida direta da Secretaria de Educação. Esse trabalho tem por objetivo geral analisar o Programa Escola da Família, tomando-o como política pública compensatória. Pretendemos averiguar o impacto educacional dessas medidas junto às populações-alvo. Nesse caso parâmetros oficiais de avaliação externa (SARESP, SAEB, PROVA BRASIL E PISA) serão analisados para a verificação resultante da relação entre educação não-formal e educação regular. O lócus de nossa pesquisa estará circunscrito à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENDRATH, Eduard Angelo. O Programa Escola da Família Enquanto Política Pública: Políticas Compensatórias e Avaliação de Rendimento. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.