Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da guia de desoclusão pelo canino, em comparação à oclusão balanceada bilateral, sobre a satisfação e parâmetros cinesiográficos em usuários de próteses totais convencionais.

Processo: 08/07183-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marco Antonio Compagnoni
Beneficiário:Marco Antonio Compagnoni
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Oclusão dentária  Prótese total  Estudos cross-over 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estudos cross-over | Oclusão dentária | Prótese Total | Prótese total

Resumo

O esquema de oclusão excêntrica usado no tratamento com próteses totais convencionais deve garantir ao paciente a manutenção das estruturas e funções do sistema estomatognático. O objetivo do presente trabalho será avaliar, em usuários de próteses totais convencionais, dois esquemas de oclusão excêntrica, a guia de desoclusão pelo canino (DC), e a guia de desoclusão por meio de uma oclusão balanceada bilateral (OBB), sobre a satisfação do paciente e parâmetros cinesiográficos. Os pacientes receberão próteses totais convencionais novas as quais apresentarão inicialmente OBB. Após o período de adaptação posterior a instalação das próteses totais, a amostra (n= 50) será dividida aleatoriamente em duas seqüências de estudo em que, em períodos alternados e seqüenciais de 30 dias, serão designados aos dois tipos de guia de desoclusão propostos: seqüência nº1- OBB por 30 dias, seguida por DC durante os próximos 30 dias; seqüência nº2- DC por 30 dias, seguida por OBB durante os 30 dias subseqüentes. Ao final dos períodos de 30 dias para cada guia de desoclusão proposta, todos os pacientes serão submetidos a duas leituras uma por meio da aplicação de questionário para avaliação do grau de satisfação e outra por meio da cinesiografia onde se avaliará a extensão dos movimentos mandibulares (mastigatórios e abertura máxima) e a movimentação da base protética maxilar. Os resultados obtidos serão submetidos à análise descritiva quantitativa dos registros da satisfação e da análise cinesiográfica. A análise estatística será realizada com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALEARI, A. G.; MARRA, J.; RODRIGUEZ, L. S.; DE SOUZA, R. F.; PERO, A. C.; MOLLO, JR., F. DE A.; COMPAGNONI, M. A.. A cross-over randomised clinical trial of eccentric occlusion in complete dentures. Journal of Oral Rehabilitation, v. 39, n. 8, p. 615-622, . (08/07183-5, 09/11185-6)