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As escritas das vogais pretônicas em textos de alunos do Ensino Fundamental.

Processo: 08/07638-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Marília Costa Reis
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Vogais   Fonologia   Ensino fundamental   Ortografia   Escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Escrita | Fonologia | Língua Portuguesa | ortografia | vogais | Estudos lingüísticos da escrita

Resumo

Na análise dos erros ortográficos, vários aspectos podem ser observados. Nesta pesquisa, investigaremos apenas aqueles erros referentes à escrita das vogais pretônicas, pois, a escrita dessas vogais se torna bastante complexa dada a relação existente entre enunciados orais e enunciados escritos. Na modalidade falada pelos alunos estudados, há variação entre as realizações das vogais pretônicas /e, o/, que podem ser alçadas para [i, u], respectivamente. Essa variação na realização das vogais mediais pode gerar dúvidas na grafia de palavras que têm as vogais pretônicas 'e', 'o', 'i', 'u', particularmente por alunos em fase de aquisição da escrita.O principal objetivo deste trabalho será analisar os erros de ortografia com relação às vogais pretônicas 'e', 'o', 'i', 'u' nas produções escritas de alunos de 5ªsérie do Ensino Fundamental de uma escola pública de São José do Rio Preto (SP). As produções selecionadas fazem parte do banco de dados que está sendo constituído a partir do projeto de extensão universitária "Desenvolvimento de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção de textos no Ensino Fundamental" (IBILCE/UNESP).Partimos da hipótese que os erros de grafia das vogais pretônicas podem ser interpretados como o modo pelo qual os alunos lidam com a relação entre oralidade e letramento, ou seja, o modo pelo qual pode estar relacionado o processo de alçamento das vogais pretônicas aos conhecimentos do sistema alfabético e das normas ortográficas da língua portuguesa.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Marília Costa. O oral/falado e o letrado/escrito: um olhar para as grafias das vogais pretônicas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.