Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos de confiabilidade no registro do movimento da coluna cervical em situacao funcional e validade do registro em individuos com e sem dor cervical.

Processo: 08/51168-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Helenice Jane Cote Gil Coury
Beneficiário:Letícia Carnaz
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Revisão sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cervical | Confiabilidade Paralela | Eletrogoniometria Flexivel | Revisao Sistematica | Sintomaticos/Assintomaticos | Tarefa Funcional

Resumo

A dor no pescoço é um dos principais problemas na sociedade computadorizada. No ambiente de trabalho, os fatores de risco físico, principalmente a postura, são considerados preponderantes no desenvolvimento de dor no pescoço. Todavia, os movimentos cervicais não têm sido bem avaliados, pois a maioria dos estudos não faz observações ou medidas objetivas para este segmento articular. Ainda, os métodos de registro postural usualmente utilizados, tais como, filmagens, protocolos e alguns poucos dispositivos para medidas diretas, não são padronizados, fornecendo resultados com baixa confiabilidade e validade. Além disso, nenhum estudo foi identificado na literatura disponível avaliando os movimentos da coluna cervical por meio da eletrogoniometria flexível que, por ser um recurso portátil, prático e preciso, pode vir a se constituir em ferramenta muito útil no registro dessas articulações em situações clínicas e funcionais. Assim, três estudos relativamente integrados são apresentados na presente proposta: sistematização do estado da arte no tópico; avaliação da aplicação e limitações da eletrogoniometria flexível no registro cervical e; avaliação da validade dessa medida em situação clínica/funcional. Dessa forma os objetivos dos estudos são: Estudo 1- Realizar uma revisão sistemática da literatura a respeito de quais técnicas de registro postural estão sendo usadas para avaliar a postura da cabeça/pescoço no ambiente ocupacional, assim como a qualidade desses estudos. Estudo 2 -avaliar a confiabilidade paralela dos movimentos cervicais de indivíduos saudáveis obtidos por meio de eletrogoniômetro flexível torsiômetro e registros de imagem. Estudo 3- avaliar, por meio de eletrogoniômetros e torsiômetros, as possíveis diferenças de amplitude de movimento entre trabalhadores sintomáticos e assintomáticos para a região cervical durante a realização de uma tarefa funcional. Para a realização desses estudos, metodologia e análise de dados consistentes e bem embasados na literatura científica serão utilizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNAZ, LETICIA; MORIGUCHI, CRISTIANE S.; DE OLIVEIRA, ANA BEATRIZ; SANTIAGO, PAULO R. P.; CAURIN, GLAUCO A. P.; HANSSON, GERT-AKE; GIL COURY, HELENICE J. C.. A comparison between flexible electrogoniometers, inclinometers and three-dimensional video analysis system for recording neck movement. MEDICAL ENGINEERING & PHYSICS, v. 35, n. 11, p. 1629-1637, . (08/53995-1, 08/51168-0)
CARNAZ, LETICIA; BATISTAO, MARIANA V.; GIL COURY, HELENICE J. C.. A Review of Direct Neck Measurement in Occupational Settings. SENSORS, v. 10, n. 12, p. 10967-10985, . (08/51168-0, 08/10372-4)