Busca avançada
Ano de início
Entree

Padroes filogeograficos de larus dominicanus e larus maculipennis na america do sul.

Processo: 08/51287-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:João Stenghel Morgante
Beneficiário:Gisele Pires de Mendonça Dantas
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Variação genética   História evolutiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Evolutiva | Larus Dominicanus | Larus Maculipennis | Marcadores Mitocondriais | Marcadores Nucleares | Variabilidade Genetica

Resumo

Estudos que busquem comparar os padrões filogeográficos de espécies de aves marinhas na América do Sul são inexistentes. Muitos trabalhos têm observado que este grupo apresenta baixa diferenciação populacional em amplas escalas geográficas, atribuindo isso à capacidade de dispersão das espécies ou a eventos de gargalos populacionais. Porém, até o momento nenhum trabalho buscou testar diferentes hipóteses demográficas ou seletivas para explicar estes padrões. Assim, este trabalho visa comparar os padrões filogeográficos de duas espécies de ampla distribuição na América do Sul, Larus dominicanus e Larus maculipennis, testando eventos seletivos e demográficos. Para isto, serão realizadas coletas de amostras ao longo de toda a distribuição geográfica dessas espécies na costa Atlântica e Pacífica da América do Sul. Essas amostras serão analisadas através de uma abordagem multilocus, que incluirão três genes mitocondriais e cinco introns de genes nucleares. Estes dados permitirão as estimativas das medidas de polimorfismos baseadas em estatísticas sumárias, como diversidade nucleotídica e haplotípica dentro e entre as espécies. Assim como, possibilitarão que sejam estimados os parâmetros populacionais como tamanho efetivo das populações, número de migrantes e o tempo de divergência através de métodos tradicionais e coalescentes. Dessa forma, o presente estudo possibilitará a elucidação da história evolutiva e da estrutura populacional genética de duas espécies abundantes na América do Sul, abrindo assim uma nova perspectiva para o conhecimento dos processos demográficos e seletivos que possam ter atuado sobre as aves marinhas no Hemisfério Sul. Adicionalmente, este estudo utiliza uma abordagem multilocus que até o momento vem sendo pouco aplicada em populações selvagens. Essa abordagem é nova e interessante: muitos lócus permitem inferências demográficas confiáveis, boas estimativas de parâmetros populacionais e testes de hipóteses de seleção sobre compartimentos específicos do genoma, como por exemplo no genoma mitocondrial. A abordagem multilocus permite distinção entre seleção e demografia, considerando que todo o genoma é afetado pela história demográfica, mas não pela seleção, que atua sobre locos específicos. Essa abordagem é de fundamental importância para a diferenciação entre processos demográficos e seletivos, sendo essencial para a elucidação da história evolutiva do grupo Larídeo. Os resultados deste projeto poderão significar em um excelente modelo para estudos evolutivos em outros grupos de aves. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MENDONCA DANTAS, GISELE PIRES; DE OLIVEIRA, LARISSA ROSA; MILO MARASCO, ANNA CAROLINA; DE ARAUJO, JANSEN; HURTADO, RENATA; DURIGON, EDISON LUIZ; SAN FILLIPO, LUIS FRANCISCO; MORGANTE, JOAO STENGHEL. Demographic History of the Gentoo Penguin (Pygoscelis papua) and the Adelie Penguin (Pygoscelis adeliae) on Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. WATERBIRDS, v. 37, n. 4, p. 410-418, . (08/51287-0, 05/55438-4)