Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepcoes acerca das interacoes infantis e das formas contemporaneas de socializacao: a familia, a educacao infantil e a cultura midiatica.

Processo: 08/53533-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Lisandra Ogg Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Meios de comunicação   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Escola De Educacao Infantil | Familia | Infancias | Midia | Modos De Socializacao

Resumo

Este estudo teórico-sociológico compreende o processo de socialização contemporâneo e analisa as interpretações e construções de uma microcultura infantil na sua relação com a cultura da mídia na escola de educação infantil. O propósito é compreender, a partir das falas e das brincadeiras das crianças, como articulam aquilo que deriva da mídia nas relações que estabelecem com seus pares e com os adultos. A perspectiva teórica utilizada adota como base o conceito de socialização a partir do enfoque da sociologia da infância. Este campo supera o conceito de socialização enquanto um processo linear de adaptação às regras e às normas sociais e sustenta que a atuação das crianças contribui na produção da realidade social. Parte-se do pressuposto que são atuações variadas, uma vez que a infância tem especificidades distintas. Isso significa que ainda que as crianças pertençam à mesma categoria, suas experiências e vivências são plurais, dadas as condições sócio-culturais e as formas de socialização - na família, na escola e através da mídia. Portanto, para analisar a questão aqui apontada será imprescindível observar e participar do cotidiano das crianças em uma escola de educação infantil. Esse procedimento possibilitará apreender como elas reorganizam, nos seus grupos de pares, o que circula pela mídia, visto que se infere a não passividade infantil diante dos conteúdos e das práticas desse aparato. Conhecer melhor o modo como as crianças interagem entre si e atuam em sua realidade local permite às professoras da educação infantil pensar e atuar de modo dialético e orgânico sobre o significado das experiências e dos processos de socialização infantis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Lisandra Ogg. Particularidades da infância na complexidade social: um estudo sociológico acerca das configurações infantis. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.