Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao da angiotensina ii na remodelacao intersticial do miocardio de ratos obesos

Processo: 08/56602-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Cicogna
Beneficiário:Barbara Pereira Torres
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II   Remodelação ventricular   Obesidade   Colágeno   Dieta hiperlipídica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina Ii | Colageno | Dieta Hiperlipidica | Obesidade | Remodelacao Cardiaca

Resumo

Em condições de estresse, o miocárdio exibe inúmeras alterações adaptativas voltadas à manutenção do desempenho funcional, configurando a remodelação cardíaca. Este processo é fomentado por diversos eventos mecânicos ou bioquímicos, como ação de agonistas ligantes a receptores acoplados a proteínas G, dentre os quais a angiotensina II. Suas principais ações são mediadas por receptores do tipo I (AT1), ativando vias sinalizadoras promotoras de hipertrofia celular e fibrose intersticial, via acúmulo de colágeno. A matriz extracelular do miocárdio é composta de colágeno das variedades I e III. O aumento do conteúdo de colágeno, comum na remodelação cardíaca patológica, contribui para um aumento da rigidez miocárdica, podendo acarretar disfunção e insuficiência cardíaca. A obesidade configura uma condição predisponente ao remodelamento intersticial do miocárdio, que pode ser mediado peta angiotensina II, O tecido adiposo constitui um órgão com importante atividade endócrina, parácrina e autócrina; todos os membros do sistema renina-angiotensina-a dosterona são secretados e regulados pelo grau de adiposidade. Entretanto, não há estudos que avaliassem a remodelação intersticial do miocárdio, enfocando-se a detecção e a quantificação das variedades de colágeno em ratos obesos por dieta hipefcalórica. Assim, o propósito deste trabalho é testar a hipótese de que a obesidade acarreta remodelação cardíaca, marcada por síntese e acúmulo intersticial de colágeno dos tipos I e III, modulados pela ação da Ang II. O bloqueio da ação da angiotensina II com Captopril, um fármaco inibidor da enzima de conversão da angiotensina, deverá reverter, parcial ou totalmente, o remodelamento intersticial do miocárdio de ratos obesos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-JUNIOR, SILVIO A.; DAL PAI, MAELI; GUIZONI, DANIELE M.; TORRES, BARBARA P.; MARTINEZ, PAULA F.; CAMPOS, DIJON H. S.; OKOSHI, MARINA P.; OKOSHI, KATASHI; PADOVANI, CARLOS R.; CICOGNA, ANTONIO C.. Effects of AT1 receptor antagonism on interstitial and ultrastructural remodeling of heart in response to a hypercaloric diet. PHYSIOLOGICAL REPORTS, v. 7, n. 1, . (08/55339-4, 08/56602-0)